autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

quinta-feira, 26 de maio de 2016

A arte dos Tapetes de Rua na festa de Corpus Christi

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis. [2]
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.[3]
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. Veja a seguir algumas cidades onde é possível encontrar esse tipo de arte popular.
Matão-SP
A Festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes da cidade e proporcionam um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas.
A festa oferece diversas atrações. Além das ornamentações, que começam ainda pela madrugada, nas proximidades da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, uma ampla estrutura é montada para receber os visitantes, com praça de alimentação explorada por entidades assistenciais, passeio turístico, feira de artesanato, área de recreação, exposições e espaço para artistas e músicos.
Tapete na Av. 7 de Setembro - Matão-SPAv. 7 de Setembro
Cortesia: Prefeitura de Matão
Caçapava-SP
Centenas de pessoas, dezenas de toneladas de areia e serragem, quilos de corante e tubos de tinta spray são usados para confeccionar o belíssimo tapete com cerca de 3 km de extensão usado na procissão com o Santíssimo Sacramento.
Florianópolis-SCConfeccionar os tapetes com areia e serragem é uma tradição em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. A procissão de Corpus Christi ocorre em torno da área central da cidade, entre as praças 15 de Novembro e Pereira Oliveira. Grupos de moradores, congregações religiosas, entidades beneficentes e movimentos ligados à Igreja Católica dividem a tarefa de enfeitar as ruas, cada grupo responsável por uma pequena parte do trajeto de 1,5 Km.
Preparação de tapete em Florianópolis

Santana de Parnaíba-SP
É uma das maiores do estado de São Paulo, que reúne milhares de fiéis de diversos municípios próximos, atraídos pelo famoso tapete artesanal. Com extensão de cerca de 850 metros, ele cobre as principais ruas do Centro Histórico, que por si só é uma atração a parte, com suas casas antigas, do tempo em que a cidade era ponto de partida das expedições bandeirantes ao interior paulista.
Tapete de rua na Festa de Corpus Christi em Santana do Parnaíba
Ouro Preto -MG
Em Ouro Preto, as paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Pilar, Santa Efigênia e Cristo Rei se unem na celebração com ruas forradas com formoso tapete de flores e serragem. A cidade atrai muitos turistas pela oportunidade de se conhecer melhor o período colonial brasileiro graças à arquitetura preservada da cidade, que é patrimônio histórico da humanidade.
Castelo-ES
Em Castelo, no sul do Estado do Espírito Santo, as comemorações da festa de Corpus Christi atraem mais de 60 mil pessoas, e cerca de 500 voluntários ficam envolvidos na confecção de uma tapete de 1,2 mil metros de comprimento composto por quadros e passadeiras, cada um deles com uma mensagem ao visitante, como o amor, a doação, o sangue, o cordeiro, Jesus Cristo e a solidariedade.
Cabo Frio-RJ
Os moradores montam nas ruas da cidade um imenso tapete de sal para a passagem da procissão de Corpus Christi, que sempre atrai muitos turistas por causa de sua beleza.
Flores da Cunha - RS
Flores da Cunha, que já foi chamada de Nova Trento, é chamada carinhosamente de Terra do Galo. Com 27 mil habitantes fica a 150km de Porto Alegre-RS, na Serra Gaúcha. Desde 1994, ostenta o título de Maior produtor de vinhos do País. A herança dos imigrantes italianos é preservada nos casarios e no dialeto vêneto.
Na década de 60, iniciou-se o costume de comemorar a data de Corpus Christi com tapetes ornamentais confeccionados com serragem colorida sobre os paralelepípedos das ruas centrais, para a realização da Procissão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes. Passou a figurar no Calendário de Eventos Uruguay-Rio Grande do Sul.
Em paralelo, a realização da Romaria ao Frei Salvador incrementou o fluxo de peregrinos e turistas, atingindo aproximadamente 15 mil visitantes. Durante a procissão, milhares de visitantes e fiéis participam de um espetáculo comunitário ao som de melodias sacras, cantadas pelos corais da região da uva e do vinho.
Festa de Corpus Christi em Flores da Cunha-RS
Atibaia-SPTrata-se de uma festa já tradicional na região. O povo da cidade inicia na madrugada desse feriado religioso, o difícil trabalho de forrar e formar nas ruas do centro da cidade um enorme tapete com desenhos compostos por serragem (pintada em diversas cores) e pó.
São José do Rio Preto-SP
Seguindo a tradição brasileira herdada de Portugal, muitas cidades da região e diversas paróquias de Rio Preto, enfeitaram o trajeto das procissões transformando as ruas num grande tapete multicolorido com símbolos eucarísticos e mensagens religiosas com enfoque em temas atuais.
Potirendaba - SP
A cidade se destaca na decoração das ruas, produzindo verdadeiras obras de arte com os mais variados tipos de materiais, trabalhados por artistas plásticos da comunidade.
Bálsamo-SP
É uma das mais populares na região. A decoração envolve crianças, jovens e adultos. Os 850 metros de ruas são enfeitados com serragem tingida, pó de café, tampinhas de refrigerantes encapadas com papel laminado, casca de ovo moída, tecidos, rendas e flores.
Mirassol-SP
Diferente das demais cidades, Mirassol enfeita as ruas em volta da matriz de São Pedro Apóstolo com bordados. É um trabalho realizado por senhoras católicas que perdura durante o ano inteiro. As peças usadas durante a procissão, entre tapetes, toalhas de mesa e banho, jogos de cozinha e colchas são vendidas, com renda revertida para as obras sociais da comunidade.
Itaquaquecetuba-SP
Todos os anos a Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba promove o concurso “Encontro de Tapetes ‘Corpus Christi’ – Tradição e Beleza”, com diversas categorias, nas imediações da praça Padre João Álvares e ruas centrais da cidade. O objetivo é “reforçar a tradição dos tapetes de Corpus Christi entre a classe estudantil e comunidade em geral, a fim de que tal comemoração possa ser passada de geração em geração, sem ficar esquecida no tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário