autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 14 de fevereiro de 2016

para ler e penssar

Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades.
Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, por frustrações e sonhos desfeitos, manter a paz é fundamental para não cair nas armadilhas da depressão.
A carga de informação que você recebe durante o seu dia, a pressão do trabalho, dos estudos e dos relacionamentos, acaba deixando seus nervos em pedacinhos.
Se você não estiver com o pensamento voltado para o seu bem estar, você não consegue manter o equilíbrio e ai, o seu fígado começa a sofrer as primeiras conseqüências, daí para as doenças do estômago como a gastrite, a úlcera e outros nomes não muito recomendáveis, é um passo.
É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada.
Manter-se em paz é um exercício diário, porque muitos obstáculos estarão presentes no seu dia a dia, a começar pelo seu lar, onde sob o mesmo teto reúnem-se pessoas que não compartilham as mesmas idéias que você.
No trabalho outros problemas nos aguardam.
Manter o emprego esta cada vez mais difícil, devido a enorme competição imposta pelas empresas entre os funcionários, tornando o clima às vezes "infernal e insuportável".
Para complicar tem o seu relacionamento que anda às vezes tão complicado por coisas tão bobas, que você fica pensando, será que vale a pena?
E quando você está a sós, fica imaginando que não nasceu para amar e ser amado, que os anjos te esqueceram e outras besteiras que a solidão causa.
Tudo isso e mais aqueles amigos que acreditam que você é poderoso e usam seu ombro como se fosse um grande muro das lamentações e deixam você mais carregado de energias nada boas.
Cuide-se enquanto é tempo.
Para que sua paz continue, use estas regrinhas básicas:
- Use o bom senso ao ler as notícias.
- Pare de ir no embalo dos alarmistas de plantão.
- Ao entrar no local de trabalho, faça uma prece em silêncio e cumprimente a todos com alegria.
- Respeite-se, se não estiver com vontade de falar com ninguém, retire-se e pare de fingir que está tudo bem.
- Peça ajuda. Para ajudar alguém precisamos estar muito bem. Se você não estiver bem, esqueça, você vai prejudicar a você e a quem pediu ajuda. A paz é uma conquista daqueles que se amam.
- Ame-se pelo amor de você mesmo! Ninguém tem o direito de invadir a sua paz e se o estão fazendo é porque você está permitindo.
- Reveja seus atos. Para manter a sua paz vale tudo: banhos relaxantes, orações, terapias, e muito amor. A paz é um exercício diário.
- Sorria mais, relaxe, busque um cantinho dentro de você para ser feliz. Você é responsável pelo seu bem estar. Estando feliz, o outro seguirá o seu exemplo.
- Acredite em você.
- Valorize-se. Você merece muito mais do que tem hoje, e vai conquistar se mantiver seu pensamento voltado para suas conquistas, sonhos e desejos.
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver.


Como conseguir paz Interior ? oração

Senhor, muitas vezes parece que  uma guerra está sendo travada dentro de mim. Estou passando por muitos conflitos, pois a solidão e a angústia tomam contas do meu coração.
Senhor, olha para o meu interior e curame destas mágoas, dos ressentimentos e das feridas. Eu sei que só o Senhor pode curar o meu interior e me dar a paz da qual eu tanto preciso neste momento.
Senhor, eu abro todo o meu coração. Venha como uma jardineiro, tira o mato que me sufoca e abafa a beleza das flores do meu coração. Tira do meu interior tudo aquilo que o Senhor não plantou que me machuca e magoa.
Eu recebo agora a tua paz, meu Senhor, crendo que neste momento o meu coração está sendo usado e transformado pelo teu poder e pelo teu grande amor.
Graças te dou, meu Pai, pelas Tuas bençãos sem medidas e que a cada momento rios de vida possam jorras do meu interior
Em nome de Jesus o meu único Senhor e Salvador, Amém


Não perca o colorido da vida

Existem dias nublados em nossas vidas, dias difíceis que chegamos a perguntar: “Deus, preciso mesmo passar por isso”? Deus usa circunstâncias para promover em nós crescimento…  Às vezes essas dificuldades querem apenas deixar um sinal de que estamos no caminho certo, já pensou nisso? Os dias cinzentos devem e podem ser coloridos com a ajuda de Deus. O que é escuro pode ser tornar colorido, com Deus o que não tem cor Ele traz vivacidade e tonalidade. Lembre-se que após a escuridão e solidão da noite iremos contemplar o clarear da manhã com um lindo dourado do sol!

Todas nós vivenciamos momentos de amor, dor, alegria, tristeza, prazer, bem como momentos em que nos encontramos cansados, repletos de saúde e até mesmo situações de doença, sem falar nos momentos de vida e de morte… A vida é cíclica… e devemos ter em mente que é necessário passar pelo inverno para que a primavera chegue; é preciso atravessar o mar e o deserto para chegar em boa terra; e escalar a árdua montanha para chegar ao topo. No entanto apesar de tudo isso, o mais gratificante é saber que Deus nos presenteou com uma grande caixa de lápis de cor, que é a sua Graça, capaz de promover vida, vigor e acima de tudo luz por mais sombria que seja a tela da sua existência. Essa Graça concede uma alegria inexplicável e capacita a cada dia o ultrapassar de obstáculos. Procure descobrir o seu valor, experimente… Busque enfrentar situações desfavoráveis com um Sorriso no rosto e com firmeza em suas decisões… As cores estão presentes nas roupas, nos alimentos, em casa, no trabalho, na natureza, enfim, em todos os lugares e contextos… E para promover alegria dê colorido ao seu redor, esta é a sua Missão! Que não sejamos tempestade, quando podemos ser dia de sol. Escolha clarear, iluminar tudo e todos ao redor de ti! Em tudo Deus tem um propósito, apenas viva dia após dia na vontade Dele, caminhando passo a passo, subindo degrau após degrau, porque com Deus é certo que você chegará ao topo. De mãos dadas com Deus é possível ser feliz! Viva abundantemente.

AMIZADE COLORIDA:

A amizade colorida parece nunca sair de moda. Muitos jovens e adultos recorrem a esse tipo de envolvimento porque acreditam que a praticidade e a cumplicidade entre os amigos favorecem a aproximação e a relação. “O amigo é a pessoa com quem você pode se abrir, desabafar, expor seus sentimentos com sinceridade. Às vezes, durante essas conversas calorosas, surge um clima mais ‘quente’, e o casal acaba ‘ficando’. Isso pode se repetir quando um dos dois se sente sozinho e carente, e não impede outros relacionamentos”, afirma Mara Pusch, psicoterapeuta e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

E ao contrário do que muita gente imagina, esse tipo de relação acontece tanto com os adolescentes quanto com os adultos. “Na juventude, os jovens costumam confundir os sentimentos: como admiram o amigo e estão com os hormônios à flor da pele, acabam ‘ficando’. Porém, na vida adulta, muitos já sofreram em outros envolvimentos amorosos e temem repetir a experiência. Por isso, evitam um vínculo sério, para que não fiquem vulneráveis aos sentimentos que possam magoá-los novamente”, conta Mara.

Há alguns meses, o estudante de Direito Fábio Mathias, de 19 anos, estava solteiro e acabou se envolvendo com uma de suas melhores amigas. “Saímos para jantar, bate-papo daqui, desabafa dali e, quando vimos, já tinha pintado aquele clima”, diz Fábio. Segundo o estudante, eles ficaram juntos algumas vezes, mas agora acabou. Atualmente, ele namora outra garota, e da amizade colorida restou apenas a amizade. “Ela não tem ciúmes, sabia que não era pra valer”, ressalta.

Vai dar namoro?
Costuma-se dizer que a amizade colorida é um passo em direção ao namoro. Há alguns meses, Maria Cristina Vianna, estudante de Jornalismo de 20 anos, começou a ficar com um colega da faculdade. O relacionamento tem sido ótimo, e ela acredita que tem tudo para se tornar mais sério. “Acho que os amigos se conhecem muito bem, têm afinidades e interesses em comum, o que torna a relação bem promissora”, explica. Eles não se consideram namorados, mas também não estão livres e desimpedidos. “Não saio com minhas amigas para baladas com a consciência tranquila, do tipo ‘sou solteira e não devo nenhuma satisfação’”, afirma.

Já a pedagoga Roberta Albuquerque, de 32 anos, tem um amigo colorido há seis meses e não acredita que isso possa se transformar em namoro. “Quem se envolve dessa forma está justamente evitando o compromisso. Quer ter uma ótima companhia, mas livre de cobranças e apegos. Ou seja, queremos as vantagens sem abrir mão da liberdade”, diz.

O  risco
Amigos, amigos, amores à parte. Será que essa regra é seguida à risca por aqueles que vivem uma amizade colorida? Nem sempre... Enquanto uma pessoa está decidida a curtir, sem pensar em um envolvimento mais sério, a outra pode criar expectativas e se apaixonar. “Quando alguém se apaixona, mas o outro não está nem aí, é natural que se sinta frustrado e magoado. E o pior: a amizade pode desmoronar. Por isso, é bom pensar antes se vale correr esse risco”

gestos românticos... e econômicos!

Beijo ao pôr do Sol
Para além dos filhos, um dos aspetos mais importantes de uma família são os casais! Se tem uma cara-metade, este artigo é para si: é muito importante manter a “chama” da vossa relação acesa, exibindo gestos de amor e de apreço todas as semanas ou até todos os dias se possível. Aproveite estas dicas românticas e econômicas para fortalecer a sua relação!
Econômicas porquê? Bem, pode perfeitamente alugar uma limusina e levar o amor da sua vida ao restaurante mais caro da cidade ou então planear um fim-de-semana surpresa em Paris. É giro, mas não é algo que o comum mortal possa fazer todos os meses! Para os dias “normais”, existem muitos gestos românticos... e econômicos! Mas antes de apresentar essa lista, veja como deve interpretá-la:
  1. Encontros semanais. Recomenda-se pelo menos um encontro por semana. Não precisa de ser uma saída cara, o que interessa é que possam passar algumas horas juntos e sozinhos. Se tiver crianças, deixe-as nos avós ou contrate uma babysitter.
  1. Comunicação. Os gestos românticos não podem substituir a verdadeira comunicação e isso é fundamental para um casamento feliz. Arranjem sempre tempo para falar dos vossos objetivos, sonhos, planos para o futuro, sobre tudo aquilo que se está a passar nas vossas vidas no presente, sobre aquilo que vos faz feliz, as coisas pelas quais estão muito agradecidos, as coisas que adoram um no outro e aquelas que precisam de ser melhoradas.
  1. Inspiração. A lista que apresentamos abaixo contém sugestões muito óbvias – provavelmente consegue duplicá-la, só com ideias suas! No entanto, o seu objetivo não é ser original, é ser uma fonte de inspiração. Escolha algumas das ideias que mais lhe agradam ou utilize-as como rampa de lançamento para outras. Por vezes, apenas precisamos de um lembrete e de um empurrãozinho para fazer a nossa cara-metade mais feliz!
  1. Esqueça o Dia dos Namorados. Risque-o literalmente do seu calendário! Este dia leva as pessoas a pensarem que só têm ou só devem ser românticos em ocasiões especiais. Errado! O Dia dos Namorados é todos os dias – basta escolher uma das sugestões apresentadas e aplicá-la em qualquer dia da semana, não espere por uma ocasião especial!
  2. Escreva um poema.
  3. Confeccione um jantar romântico.
  4. Faça-lhe uma massagem corporal completa.
  5. Organize um pic nic ao pôr-do-sol.
  6. A caminho de casa apanhe flores de um jardim qualquer.
  7. Grave um CD recheado de músicas românticas.
  8. Ofereça uma caixa de chocolates.
  9. Leiam poesia juntos.
  10. Prepare um fondue de chocolate com morangos.
  11. Enrosquem-se muito juntinhos num dia chuvoso.
  12. Deixe bilhetes de amor em locais inesperados.
  13. Envie um e-mail romântico todos os dias.
  14. Deem um passeio na praia ao luar.
  15. Vejam filmes românticos abraçados.
  16. Compre uma boa garrafa de vinho e desfrute-a enquanto observam as estrelas.
  17. Tomem um banho de imersão juntos.
  18. Surpreenda com um café gourmet ou bolos da sua pastelaria preferida.
  19. Façam uma viagem no tempo, visitando os locais que frequentavam no início da vossa relação. 
  20. Confeccione um bolo de chocolate para sobremesa, servindo-o ainda quente e acompanhado de uma bola de gelado.
  21. Prepare um livro de recordações vossas com fotografias, lembranças, bilhetes e postais da vossa vida juntos.
  22. Beijem-se na chuva.
  23. Divirtam-se com uma volta num carrossel ou montanha-russa.
  24. Fujam de uma festa para um recanto escondido e namorem muito!
  25. Mandem vir comida de fora e acendam umas velas.
  26. Arranje aquela porta ou pendure aquele quadro que a sua cara-metade lhe anda a pedir há semanas.
  27. Coloquem uma música slow e dancem.
  28. Durmam a sesta juntos.
  29. Beije-o(a) devagar, tocando o seu pescoço e costas muito lentamente.
  30. Faça uma lista com tudo aquilo que adora sobre ele/ela.
  31. Escreva uma carta de amor.
  32. Todos os dias envie ou leve-lhe coisas que o fazem lembrar-se dele/dela.
  33. Ide ao cinema, mas não vejam o filme – namorem, qual teenagers!
  34. Cuide de si e ponha-se sempre bonito(a) para a sua alma gémea.
  35. Reserve alguns minutos sossegados para falarem dos vossos dias.
  36. Escreva pequenos bilhetes, um para cada coisa que a sua cara-metade faz e que o 

Os caminhos da simplicidade



As coisas mais simples são, muitas vezes, as mais genuínas.”
Existe tal coisa como uma vida simples? O que é a simplicidade? E como consegui-la? Na realidade, os caminhos para a simplicidade são muitos e diferentes, dependendo do estilo de vida que pretende adaptar, das coisas que quer fazer e que definitivamente não quer fazer. Nenhuma das abordagens é certa ou errada e, muitas vezes, é preferível experimentá-las todas para ter a certeza que está realmente no caminho certo.
Não existe uma definição única e exclusiva da simplicidade – significa coisas diferentes para pessoas diferentes e nenhuma delas pode ser descartada. Há quem viva uma vida simples numa cabana de madeira no Alasca, sem eletricidade ou água, sem televisão ou Internet, recolhendo a madeira do exterior para queimar, ou seja, para cozinhar e aquecer; a água do rio próximo é mais do que suficiente para beber e tomar banho. O contacto com o “resto do mundo” é feito na biblioteca local, aonde chegam depois de uma caminhada ou de bicicleta, e onde há jornais e acesso à Internet. Mais simples é impossível certo?
Por outro lado, há quem viva em casas luxuosas, com mobília cara, mas em ambientes de puro minimalismo. Também se trata de simplicidade. Há ainda quem viva de forma muito frugal – raramente compram coisas novas, utilizando o que têm o máximo tempo possível, reutilizam sacos plásticos e garrafas, cultivam os seus próprios legumes, compram coisas em segunda mão. A frugalidade também é uma forma de simplicidade. Aliás, todos estes cenários são simples, embora não o sejam para todos.
No fundo, apenas nós podemos dizer o que é, na nossa perspectiva, uma vida simples: ter tempo para fazer as coisas que mais gostamos ou estar com as pessoas que mais amamos; poupar para poder trabalhar menos ou então para poder fazer uma grande aquisição; deixar um trabalho monótono e correr atrás dos nossos sonhos. As possibilidades são infinitas e muito pessoais. O mais importante é criar espaço para aquilo que pensa ser essencial à sua existência e livrar-se de tudo aquilo que não é essencial. Para encontrar o seu caminho da simplicidade, reflita sobre como gostaria que a sua vida fosse mais simples.

Os muitos caminhos da simplicidade

Uma vez que na busca de uma vida mais simples cada pessoa procura um destino diferente, como sabem encontrar o caminho até essa simplicidade? Não existe uma única resposta para essa questão. Cada um de nós terá de descobrir o seu próprio caminho, embora possamos aprender muito com os outros e com a nossa própria caminhada. O ideal é saber, em primeiro lugar, para onde quer ir; e depois determinar como vai lá chegar. Segue-se o primeiro passo, depois o segundo, terceiro... e por aí fora, um de cada vez. Pode acontecer seguir um caminho diferente daquele que idealizou inicialmente ou pode até acabar num destino completamente diferente. Para ajudá-lo nessa caminhada, reunimos algumas ideias – são todas diferentes e algumas até contraditórias, por isso, não devem ser encaradas como um todo... até porque cada uma representa um caminho diferente. São uma inspiração para o seu ponto de partida, viagem e chegada.
Devagar se vai longe. Não precisa de correr para conseguir uma vida mais simples. Inspire, expire e dê um passo de cada vez. De preferência, passos de bebé. Desfrute de todo o processo.
Mude, drasticamente. Por vezes, pode ser extremamente revitalizante dar uma enorme reviravolta à sua vida. Virar uma página, começar de novo. Ora, isso pode significar mudar-se para uma casa nova e levar apenas as coisas que para si têm mais valor. Pode também implicar mudar de emprego, para fazer um trabalho que realmente gosta. Pode simplesmente incluir uma limpeza a fundo da sua casa, com a remoção de tudo aquilo que está a mais. Pode ainda significar uma redução drástica de todos os seus compromissos, deixando apenas aqueles que mais o entusiasmam.
Lembre-se daquilo que é importante. Porque que motivo quer simplificar a sua vida? É para arranjar tempo ou espaço para as coisas que adora? Se sim, saiba identificar essas coisas e mantê-las bem presente durante todo este processo. Por outro lado, quer simplificar a sua vida para poder reduzir os seus níveis de stress e viver mais tranquilamente? Então, lembre-se que é este o seu caminho para a simplicidade.