autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

sexta-feira, 18 de março de 2016

A paz no mundo de hoje

A paz no mundo de hoje
No mundo de hoje a paz é um dos temas mais discutidos entre as nações, isso por que ela está sendo deixada de lado já algum tempo. Podemos constatar que a vida está cada vez mais tumultuada pela discórdia e violência, ninguém mais se respeita tudo é motivo paras discussão e vingança. É preciso mudar esse mundo e esses níveis de tolerância entre os indivíduos, se não realmente a paz nunca irá reinar e viveremos num mundo onde a guerra e o mal se espalham facilmente. Todos nós podemos lutar para que paz seja reestabelecida entre os povos, para que todos tenham o único objetivo, o de mudar o mundo para melhor.

Vemos que nos dias de hoje tudo é motivo para desordem e confusão. Na semana passada torcedores de equipes rivais, promoveram quase que uma guerra em São Paulo, onde foram armados para o estádio, sendo que no final da partida entraram em confronto com a polícia e entre si. No final da historia vemos que muitos torcedores acabaram feridos e outros chegaram a falecer. No fim perguntamos: onde está a paz no futebol? Será que não sabemos perder? Ou será que ainda o estimulo da vingança e do ódio habitam em nós? É preciso lutar para que a paz comece já nos estádios de futebol, e que ela se difunda sobre o mundo.

A briga pelo dinheiro e pelo poder também é um dos principais motivos para confrontos entre as pessoas, tudo começa no trabalho, onde uns tentam de tudo para vencer os outros e serem os “grandes” da empresa. Isso não é bom, pois o dinheiro não é ganho de forma honesta e sim ele virá uma obsessão para a pessoa, que tenta a todo o custo ganhar mais que todo mundo ali. É importante saber que a paz só vai reinar no trabalho ou em qualquer lugar, quando todos nós soubermos o real sentido do amor e da vida, quando soubermos nos respeitar mutuamente, é preciso ser diferente nessas horas.

Para ser diferente é preciso antes de tudo começar a promover a paz em suas casa e na sua família, se em casa eu não sei o que é a paz, não será no mundo que eu irei aprender.Buscar a cada dia mais ser construtor da paz na família, é o primeiro passo para que você busque a paz lá fora.

Quem vive o ódio, a inveja e a violência em casa, será assim também lá na rua, pois não saberá respeitar os seus semelhantes e muito menos se dar o respeito. Se cada um fizer a sua parte, temos a convicção que o mundo será cheio de harmonia e de paz, basta que cada pessoa arregace as mangas e lute contra as desigualdades e principalmente contra a violência. O mundo precisa da colaboração de cada um de nós, vamos ajudá-lo de forma coerente.

Os melhores games do momento

Um passatempo muito utilizado pelas pessoas atualmente são os games que sempre chamam muito a atenção das pessoas. Os vídeos games são algo nas quais as pessoas sempre o procuram para se divertir e passar o tempo. Um do game mais procurado atualmente é o Playstation dois e três, que são games que parecem ter movimentos e jogos reais. 

Atualmente, a cada dia que se passa estão sendo criados diversos games para serem jogados e para que as pessoas se divirtam. Um dos games mais procurados no mercado é o game de corrida, pois são games mais divertidos e podem ser disputados por quem joga. Além dos games de corrida, os games de luta também são muito bem recebidos, pois são jogos de ação que as pessoas mais gostam de jogar. Além disso, um dos outros jogos que todos procuram é o jogo The Sims, que as pessoas principalmente as meninas, adoram. 

Se você é apaixonado por jogos e querem ver quais são os lançamentos do momento, você deve procurar em alguns locais aonde vendem jogos ou até mesmo procurar em site de jogos, assim você poderá ver qual jogo foi lançado além de conferir seu gênero. Um bom lugar para se ver se você vai gostar daquele jogo é no youtube, lá você pode procurar vídeos nas quais mostram como é o jogo em si. Confira.

Os melhores games do momento

MANIFESTANTES FAZEM ATOS A FAVOR DO GOVERNO DILMA, LULA E PT

Além dos protestos contra o governo Dilma Rousseff (PT), algumas cidades – Recife (PE), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Bernardo do Campo (SP) e Coronel Fabriciano (MG) realizam atos a favor do governo Dilma, do ex-presidente Lula e do  PT.
Na capital cearense, manifestantes fizeram ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra o impeachment de Dilma. De acordo com os organizadores, o ato é um “aquecimento” para uma manifestação agendada para 18 de março.
Manifestantes fazem ato de apoio ao ex-presidente Lula no Polo de Lazer da Parangaba, em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1)
Manifestantes fazem ato de apoio ao ex-presidente Lula no Polo de Lazer da Parangaba, em Fortaleza 
“Será uma grande concentração democrática para o Brasil”, disse o senador petista José Pimentel. O ato reuniu cerca de 300 pessoas no Polo de Lazer da Parangaba. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como “não vai ter golpe” e “fica, Dilma”.
Em Porto Alegre (RS), militantes do PT se reuniram no Parque Farroupilha em ato de apoio ao governo Dilma. Segundo os organizadores, entre 5 a 10 mil pessoas compareceram ao protesto pró PT. A Brigada Militar não informou número de pessoas.
Em Porto Alegre, militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniram no Parque Farroupilha, em Porto Alegre (Foto: G1 RS)
Porto Alegre, militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniram no Parque Farroupilha 
Em São Bernardo do Campo (SP), um grupo de militantes do PT foi até o prédio onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar apoio. O líder petista chegou a sair às ruas para conversar com grupo de apoiadores.
Lula sai às ruas para conversar com grupo de apoiadores, em São Bernardo do Campo, neste domingo (13). (Foto: AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA )
sai às ruas para conversar com grupo de apoiadores, em São Bernardo do Campo, neste domingo (13). 
Segundo a Guarda Municipal, cerca de 400 pessoas se concentravam no local às 10h30 deste domingo. Os manifestantes usavam camisetas com os nomes de Lula e da presidente Dilma Rousseff.
Enquanto a orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, era tomada pelos manifestantes contrários ao governo Dilma Roussef, um grupo de apoiadores da presidente se reuniu no Marco Zero, na capital pernambucana, para prestar apoio ao governo petista.

SOCORRO O BRASIL ESTA EM CHAMAS....

Durante o ato, os manifestantes comemoraram a queda da segunda liminar que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. Segundo a organização, sete ônibus vieram da região Tocanti na (ImperatrizPorto Franco, Campestre, Buritirana e Bom Jesus das Selas) para participar do ato pró-governo.
Militantes do PT protestam contra Eduaro Cunha e contra o que consideram como golpe (Foto: Clarissa Carramilo / G1 MA)

Segundo ato pró-governo
Este foi o segundo ato pró-governista realizado no Maranhão em menos de uma semana. No domingo, uma manifestação reuniu cerca de 200 pessoas no bairro do Anjo da Guarda. O manifesto, que teve a participação de artistas, da comunidade do bairro e também de entidades da sociedade civil, foi marcado pelo clima pacífico e pela presença de muita manifestação 

cultural.
Ato em favor do governo Dilma Rousseff aconteceu no bairro Anjo da Guarda, em São Luís (Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante AM)

Manifestação a favor da presidente Dilma e Lula é realizada em São Luís

Organização afirma que 5 mil pessoas estiveram na Praça Deodoro.
PM estima que pouco mais de 400 manifestantes estiveram no local.

Movimento contou com aproximadamente 500 pessoas em São Luís (Foto: Clarissa Carramilo / G1 MA)

Manifestação contra o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi realizada na tarde desta sexta-feira (18). O ato, que teve a participação de movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, militantes do PT e movimento estudantil, protestaram na Praça Deodoro, em São Luís.


França emite alerta para que franceses evitem locais de protestos no Brasil

O agravamento da crise política no Brasil fez o governo francês emitir um alerta para os cidadãos do país no Brasil. Em um e-mail enviado nesta quinta-feira (17), a Embaixada da França pede aos franceses no Brasil  que evitem locais onde há manifestações previstas e que tomem cuidado com a ocorrência de protestos inesperados.
O alerta emitido nesta quinta-feira pelo governo francês é semelhante aos enviados a cidadãos franceses em locais do mundo onde há conflitos ou protestos. Um alerta semelhante foi enviado aos franceses que viviam ou viajavam na Turquia em 2014 quando protestos contra o governo turco eclodiram e resultaram na morte de pelo menos seis mortos e 8 mil pessoas feridas.
No alerta emitido nesta quinta-feira em relação ao Brasil, o governo francês diz que é "especialmente recomendado aos nossos cidadãos que evitem lugares onde as manifestações já estão previstas, durante os quais confrontos não são excluídos".
O governo francês diz ainda que o alerta tem como razão a "evolução da situação política no Brasil" e termina o alerta pedindo que os cidadãos franceses acompanhem as notícias e as redes sociais para se informar sobre a ocorrência de protestos.
O alerta foi emitido quatro dias depois de manifestações em todo o Brasil contra o governo da Presidente Dilma Rousseff (PT) reunir mais de 3 milhões de pessoas em todo o país de acordo com a PM (Política Militar).
Nesta quinta-feira, grupos pró e contra governo entraram em confronto em Brasília em frente ao Palácio do Planalto no momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era nomeado ministro-chefe da Casa Civil. Manifestações outras capitais também foram registradas. 


Problemas Sociais do Brasil

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade.

Desemprego 

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.


 Falta de moradia é um dos problemas sociais do Brasil

Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Osrios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. 

O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas. 

Saúde

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educaçãopública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Você sabia?

- 17 de outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.

- Em 16 de setembro de 2014, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um dado extremamente positivo relacionado ao Brasil. O Mapa da Fome 2013 mostrou que o Brasil  reduziu em 75% a pobreza extrema (entre os anos de 2001 e 2012). Neste mesmo relatório, a ONU também divulgou que nosso país conseguiu diminuir pela metade o número de pessoas que sofrem com a fome no país.

CRISE INTERNA FEZ BRASIL VOLTAR 20 ANOS NO TEMPO'

Presidente da Mercedes-Benz, Phillipp Schiemer diz que "o país perdeu a previsibilidade com as mudanças nas premissas da política econômica. Voltamos uns 20 anos no tempo. O PSDB vota contra suas crenças e o PT também. Você acha que alguém vai se arriscar a investir?"; a empresa, que registou uma queda de mais de 40% na venda de caminhões e foi afetada pelo fim dos subsídios do governo para o setor automotivo, cortou 500 vagas no mês passado e tem mais 2 mil sem trabalho

247 – A frente da Mercedes-Benz, o alemão Phillipp Schiemer se diz desapontado com a política do Brasil.  "O país perdeu a previsibilidade com as mudanças nas premissas da política econômica. Voltamos uns 20 anos no tempo. O PSDB vota contra suas crenças e o PT também. Você acha que alguém vai se arriscar a investir?".
Em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’, ele diz que vê o mercado brasileiro com desconfiança e faz uma crítica direta a presidente Dilma Rousseff: "Não sei onde enxergam crise lá fora. O que temos aqui é um problema caseiro".
A Mercedes, que registou uma queda de mais de 40% na venda de caminhões e foi afetada pelo fim dos subsídios do governo para o setor automotivo, cortou 500 vagas no mês passado e tem mais 2 mil sem trabalho.
"É a pior crise dos últimos anos: volume caindo, preço estável e custos aumentando. Estou sendo espremido de todos os lados",
:

Crise no Brasil é um dos maiores riscos internacionais em 2016,

Consultoria acredita que se Dilma não cair no processo de impeachment, seu governo não ganhará a força política necessária para fazer avançar as reformas econômicas que o país precisa para lidar com seu déficit fiscal cada vez maior(Ueslei Marcelino/Reuters)
A crise política e econômica no Brasil está entre os dez maiores riscos para o cenário internacional em 2016. O alerta é da consultoria Eurasia Group que, nesta segunda-feira, publica seu ranking dos elementos de maior risco para o mundo no ano. O Brasil está na oitava posição.
"A presidente Dilma Rousseff está lutando por sua sobrevivência política e a crise política e econômica deve piorar em 2016", alertou a entidade. Para a consultoria, as apostas de que haja uma solução não devem ser vistas com otimismo. "A batalha sobre o impeachment de Rousseff não deve colocar fim ao impasse político atual", apontou o grupo, um dos maiores do mundo em termos de análise de risco político.
"Se ela sobreviver, seu governo não ganhará a força política necessária para fazer avançar as reformas econômicas que o país precisa para lidar com seu déficit fiscal cada vez maior", indicou. "Se Rousseff cair, o governo liderado pelo vice-presidente Michel Temer não fará muito melhor".
A consultoria também aponta para o impacto da Operação Lava Jato. "A presidente vai continuar vulnerável ao caso de corrupção Lava Jato", disse. "Isso deve revelar novas evidências de irregularidades dentro de seu partido, o PT, que podem também levar a novos pedidos por seu impeachment".
Para a Eurasia, o destino de Dilma pode ser definido ainda mais rápido se "seu mentor e ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sentir a pressão das investigações e se virar contra a agenda de reforma de Rousseff". Na avaliação do grupo, se Dilma continuar no poder, ela será "uma presidente cada vez mais cativa de elementos radicais de seu partido", em conflito com o Congresso e que podem levar a uma "paralisia política".
Piora - A Eurasia estima que "a forma mais limpa de sair dessa crise política" está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral, que avalia suspeitas de "fraude nas eleições presidenciais de 2014". "Se a corte encontrar evidências de financiamento ilegal de campanha, ela pode convocar eleições em 90 dias. Ainda que improvável, tal resultado teria o benefício de colocar um novo presidente eleito com nova legitimidade política".
Mas a própria consultoria não aposta neste cenário. "2016 será caracterizado por um aprofundamento da crise no Brasil", alertou.
A lista dos maiores riscos para este ano é liderada pela fragilidade da aliança entre EUA e União Europeia, o que promete ter um "impacto global sobre o risco político". Segundo a Eurasia, o informe "Top Risks" do ano tenta "identificar as tendências políticas e geopolíticas mais desafiadoras e pontos de estresse para investidores globais e participantes do mercado em 2016".
Em segundo lugar no ranking está o risco de que a Europa feche suas fronteiras diante do fluxo de refugiados e a ameaça terrorista. O impacto da desaceleração na China vem na terceira posição,seguido pela ameaça terrorista do Estado Islâmico.
A quinta posição no ranking é da Arábia Saudita, diante de sinais de desestabilização interna. No sexto lugar, a consultoria aponta para o surgimento de magnatas do setor da tecnologia como atores políticos, capazes de influenciar decisões internacionais. A sétima posição entre os maiores riscos de 2016 é a do fortalecimento de "líderes imprevisíveis", como o russo Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, da Turquia.
Se o Brasil aparece na oitava posição, a nona é também relacionada com os países emergentes: a "falta de eleições livres" em muitos deles. O ranking é completado com a situação política na Turquia e o destino de Erdogan.
A presidenta Dilma Rousseff no Planalto, em Brasília (DF) - 18/12/2015

Histórico voo comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita, onde elas são impedidas de dirigir

Royal Brunei Airlines/Instagram
Um Boeing 787 da Royal Brunei Airlines fez história quando aterrissou na Arábia Saudita com um tripulação exclusivamente feminina. Algo extremamente simbólico, já que no país árabe mulheres são impedidas de dirigir, o que dirá pilotar aviões.
O uso de três mulheres no comando da aeronave no voo entre o minúsculo Estado asiático localizado na ilha de Bornéu, e Jedá, uma das maiores cidades sauditas, fez parte das celebração anual da independência de Brunei do Reino Unido, em 1984. E a comandante do voo BI 081, a capitã Sharifah Czarena Surainy, é ainda mais pioneira do que se imagina: em 2013, ela se tornou a primeira mulher no posto em uma companhia do Sudeste Asiático.
No voo para Jedá, Sharifah teve a companhia das co-pilotos Nadiah Pg Khashiem e Sariana Nordin. Czarena fez seu treinamento no Reino Unido e, em dezembro de 2013, tornou-se o primeiro piloto da Royal Air Brunei a voar de Londres a bordo do 787.
"As pessoas normalmente veem o mundo dos pilotos como dominado pelos homens. Mas estamos mostrando às novas gerações de meninas que elas podem realizar seus sonhos", disse a capitã ao jornal Brunei Times, em 2012.
Royal Brunei Airlines/Instagram
A Royal Brunei Airlines tem como missão aumentar a participação feminina em sua força de trabalho, inclusive oferecendo vagas em seus programas de engenharia aeroespacial. O país, que tem o Islã como religião oficial, fica próximo à Malásia e, embora seja considerado desenvolvido em padrões econômicos, não é uma democracia. Conta com um sultão e a última eleição parlamentar foi realizada em 1962.
Mas a legislação oferece proteção de gênero bem maior do que em outros países muçulmanos. Brunei está em 88º lugar no ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, apenas três posições atrás do Brasil. A Arábia Saudita aparece em 134º lugar entre 145 nações.
A Arábia Saudita é o único país do mundo que impede mulheres de dirigir. Embora não exista uma proibição legal, o sistema se encarrega da discriminação: apenas homens recebem carteira de motorista e mulheres que dirigem correm o risco de ser multadas e presas. Nos últimos anos, mulheres sauditas fizeram uma série de manifestações - inclusive com o uso de mídias sociais - pedindo o fim das restrições.
Mas mulheres sauditas enfrentam ainda outros impedimentos: foi apenas no ano passado, por exemplo, que puderam votar pela primeira vez, e ainda assim em eleições municipais. Um total de 978 mulheres se registrou como candidata, enquanto houve 5.938 homens. Elas só podiam fazer campanha atrás de um biombo ou se fossem representadas por um homem.

LULA! O QUE SERÁ DE NÓS? ESTAMOS COM MEDO..



Marcelo Figueiredo, professor da PUC-SP na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, engrossa o coro, principalmente quanto a Rosa Weber: "é realmente uma obstrução, uma falta de respeito pelo magistrado, que tem que estar isento".
No entanto, para o advogado criminal e coordenador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Paulo Sérgio de Oliveira, "a vontade por si só não é punível".
"Me parece, numa primeira visão, que nada disso foi levado a efeito, embora fosse a vontade de alguém. Ficou naquele campo da preparação, é menos grave."
A decisão vai ficar com o Supremo Tribunal Federal, agora responsável pelo processo.
"Se você tem uma interceptação e ela pode ser utilizada de acordo com a legislação, você aproveita. Se não, você descarta, porque é ilícito."
Por outro lado, há quem considere que o princípio constitucional da publicidade e o interesse público, usados por Moro para justificar sua decisão, falam mais alto.
Ives Gandra Martins diz é como "saber de um crime de extrema relevância e não tomar nenhuma providência". "Passo a ser condenado com uma pena menor pelo fato de não ter declarado (conhecimento do fato). Ele (Moro) se sentiu na obrigação de divulgar", diz.
Em despacho divulgado na manhã desta quinta-feira, o juiz disse que não via problema em divulgar uma conversa telefônica captada após sua decisão de interromper as escutas: "como havia justa causa e autorização legal para a interceptação, não vislumbro maiores problemas no ocorrido."
"Não é ainda o caso de exclusão do diálogo considerando o seu conteúdo relevante no contexto das investigações", continua.
Sobre a captação de diálogos de Dilma e Wagner, que têm foro privilegiado, Moro disse que "não altera o quadro, pois o interceptado era o investigado e não a autoridade, sendo a comunicação interceptada fortuitamente".

'Brasil tem que limpar a casa, impeachment não basta',

Especialista em países emergentes e presidente do Eurasia Group, uma das maiores consultorias de risco político do mundo, o americano Ian Bremmer diz acreditar que o retorno de Lula ao governo "não vai salvar" a presidente Dilma Rousseff do fim antecipado de seu mandato.
Contudo, ele afirma que a saída de Dilma não deve trazer uma "solução imediata" ao Brasil.
"Não há garantias de que a convocação de novas eleições em uma sociedade extremamente polarizada produziria um vencedor suficientemente forte que permita ao país avançar", diz ele à BBC Brasil de Tóquio, no Japão, onde está a trabalho.
"O Brasil tem provavelmente um futuro resplandecente, mas este futuro ainda não está visível".
Segundo Bremmer, a solução para a crise política no Brasil está em "limpar a casa".
"Infelizmente, haverá mais sangria política antes de qualquer ganho real", prevê.
Bremmer: Lula não vai salvar Dilma. Antes da divulgação dos grampos telefônicos, estava claro que Lula não conseguiria construir uma coalizão anti-impeachment com o PMBD. As imagens de ambos estão muito danificadas, e a escalada dos protestos mais recentes revela que a população está exausta com um escândalo que parece não ter fim.
A saída de Dilma, contudo, não permitiria uma solução imediata ao Brasil. (O vice-presidente) Michel Temer enfrentaria uma série de problemas econômicos e políticos caso venha a se tornar presidente, e não há garantia de que eleições antecipadas em uma sociedade extremamente polarizado produziria um vencedor suficientemente forte que permita ao país avançar. O Brasil tem provavelmente um futuro brilhante pela frente, mas esse futuro ainda não está visível.
BBC Brasil: Durante o governo Lula, o Brasil era a estrela das economias emergentes. Agora, enfrenta uma recessão severa, a pior em 25 anos. O Sr. acredita que Lula poderia contornar esse cenário?
Bremmer: Não. A imagem de Lula está significativamente danificada pelos acontecimentos das últimas duas semanas. A virada no Brasil dependerá de como o país conseguirá mudar a cultura da corrupção. Isso vai levar tempo, mas é possível. O Brasil conseguiu alcançar grandes feitos no campo da economia, ao promover sua diversificação e ampliar seus parceiros comerciais internacionais. Isso precisa continuar. Deve haver mudança constitucional para dar ao governo maior capacidade para estabelecer uma política macroeconômica sem reverter os ganhos que os mais pobres conquistaram nos últimos anos. E não podemos esquecer que o investimento na infraestrutura do país tem de continuar.
Crédito: Eurasia Group

Operação que inspirou Lava Jato foi fracasso e criou corruptos mais sofisticados,

Responsável pelas investigações que têm incendiado o mundo político brasileiro e mergulharam o governo Dilma Rousseff em uma crise sem precedentes, a Operação Lava Jato, que completa dois anos nesta quinta-feira, é vista por muitos como esperança de pôr fim à corrupção no país.
Mas para o cientista político Alberto Vannucci, um dos maiores estudiosos da Operação "Mãos Limpas" na Itália, que serviu de inspiração para a Lava Jato, investigações judiciais não conseguem acabar com a corrupção em um país quando ela é sistêmica.
"Inquéritos judiciais, mesmo quando bem-sucedidos, podem colocar na cadeia alguns políticos, burocratas e empresários corruptos, mas não conseguem acabar com as causas enraizadas da corrupção", disse ele à BBC Brasil.
E mais. Para Vannucci, que é professor da Universidade de Pisa, a Mãos Limpas italiana ainda acabou permitindo o surgimento de mecanismos mais sofisticados de corrupção no país.
Uma das maiores operações anticorrupção da história europeia, a Mãos Limpas, ou Mani Pulite, realizada, nos anos 90, ajudou a desmantelar diversos esquemas envolvendo tanto o pagamento de propina por empresas privadas interessadas em garantir contratos com estatais e órgãos públicos quanto o desvio de recursos para o financiamento de campanhas políticas.
Foi essa megainvestigação que levou ao fim da chamada Primeira República Italiana, na qual a agremiação Democracia Cristã (DC) e o Partido Socialista Italiano (PSI) eram as principais forças políticas do país.
A operação investigou seis ex-premiês, mais de 500 parlamentares e milhares de outros agentes. Os principais partidos da época acabaram ou foram profundamente modificados por ela. Segundo o especialista, porém, apenas cerca de um quarto dos investigados foram punidos.
AFP

Lava Jato

Lava Jato

Muito antes da disputa aberta com Dilma, Moro foi arrastado ao centro da crise política brasileira por fazer na Lava Jato algo sem precedentes: investigar, prender e condenar um grande número de empresários e políticos poderosos.
Até o ano passado, por exemplo, se alguém dissesse que o presidente da maior empreiteira do Brasil, Marcelo Odebrecht, iria para a cadeia por corrupção, poucos acreditariam (há algumas semanas, ele foi condenado por Moro a mais de 19 anos de prisão).
"Moro é parte de uma geração de juízes e promotores que se formou depois da ditadura e que tem uma visão democrática e republicana bastante consolidada", opina José Álvaro Moisés, diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP.
"Ele desafiou essa lógica até então consolidada no Brasil de que quem tem recursos ou poder consegue escapar do alcance da lei."
Há quem tenha uma visão mais crítica – mesmo entre opositores do governo.
Alguns juristas, por exemplo, condenam algumas práticas do juiz na Lava Jato – como os que veem uso abusivo do mecanismo de prisões preventivas.
Mesmo a seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil soltou nota de repúdio às escutas de Lula, na qual diz que o procedimento é "típico de estados policiais".
"É fundamental que o Poder Judiciário, sobretudo no atual cenário de forte acirramento de ânimos, aja estritamente de acordo com a Constituição e não se deixe contaminar por paixões ideológicas", afirma o comunicado.
(Foto: BBC Brasil)
Para Renato Perissinotto, cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Moro parece ter um senso de "missão" muito forte mas, no atual contexto, é natural que desenvolva certa "vaidade", que queira fazer "história" – e isso influencie seu trabalho.
"Apesar de aparentemente ele não ser partidário, sua atuação acaba tendo um caráter político", diz.
"Ao que tudo indica, essa operação (Lava Jato) vai pegar todo mundo. Vai colocar em xeque o próprio sistema político, que sempre funcionou com base em caixa 2. Mas o problema é que não sabemos o que vai surgir com o colapso do sistema. Pode não ser algo melhor. Podemos ter a ascensão de um líder radical. Enfim, tudo é possível. "
Tido como sério e reservado – mas com um senso de humor refinado – Moro é filho de um professor de geografia e cresceu em uma família de classe média de Maringá.
Ele se formou em Direito em 1995 na Universidade Estadual de Maringá. E em uma palestra para estudantes, recentemente, confessou que até mais da metade do curso se questionava se havia feito a escolha certa.
Mas se havia dúvidas, elas parecem ter durado pouco. Em 1996, com apenas 24 anos, Moro passou em um concurso para se tornar juiz federal. Fez mestrado e doutorado, estudou na escola de direito de Harvard e participou de programas de estudos sobre o combate à lavagem de dinheiro do Departamento de Estado dos EUA.
"Ele é extremamente estudioso e as experiências internacionais parecem ter ajudado muito em sua formação. Cada vez que viaja volta com um monte de livros", diz Carlos Zucolotto, amigo de Moro e de sua mulher, Rosângela, que chegou a trabalhar em seu escritório de direito trabalhista no Paraná.