autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

quarta-feira, 23 de março de 2016

Jornal inglês revela caso sistemático de doping na natação russa

Uma reportagem do jornal inglês The Times desta quarta-feira revela um caso sistemático de doping na natação russa ao longo dos últimos anos comandado por Sergei Portugalov, chefe da Comissão Médica da Federação Russa de Atletismo. De acordo com documentos e informações ele também forneceu substâncias ilegais para nadadores.
No ano passado, Portugalov já foi denunciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) no escândalo que levou à suspensão da Federação Russa de Atletismo de todas as competições internacionais.
"Desde 2009, quando Portugalov primeiro ofereceu ajuda para "ajudar" a natação russa, 23 nadadores foram suspensos por doping. Este número passa de 40 considerando todos os esportes aquáticos na última década", diz trecho da reportagem.
"Clamor para que nadadores russos sejam excluídos dos Jogos (Olímpicos) crescerão depois desta investigação que aponta que Portugalov, que teve seu banimento pela vida recomendado pela Wada, está envolvido com um caso sistemático de de doping na natação", diz outro trecho do jornal.
A reportagem também aponta que dois nadadores, cujo os nomes não foram divulgados, testaram positivo por eritropoietina mas os resultados foram encobertos pela Agência Antidoping da Rússia (Rusada).
Na última semana, a nadadora Yulia Efimova testou positivo para Meldonium - a mesma substância com qual Sharapova foi pega -, mas o jornal não estabelece nenhuma relação entre os casos.

Rio 2016: preparativos são os 'piores' já vistos, diz vice-presidente do COI

O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou nesta terça-feira que os preparativos para a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro são os "piores" que ele já viu na história recente dos jogos.
Coates afirmou que o COI foi obrigado a tomar medidas "sem precedentes" para assegurar que a competição vai acontecer, como o envio de peritos ao comitê organizador local.
"A situação é crítica", definiu ele, durante participação em fórum olímpico em Sydney, na Austrália.
O comitê organizador local afirmou que o Brasil conseguirá realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. "Em 2016 o Rio organizará Jogos excelentes que serão entregues absolutamente dentro do prazo e dos orçamentos já anunciados", afirmou o órgão.
A declaração de Coates ocorre em um momento em que o Brasil corre contra o tempo para terminar as obras da Copa do Mundo, que começa daqui a 44 dias.
"Ninguém é capaz de dar respostas neste momento", acrescentou.
Coates, que acumula 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local da Olimpíada de Sydney, em 2000, já fez seis viagens ao Rio como parte da comissão responsável pela supervisão dos preparativos.
Ele acrescentou que um dos peritos deslocados para o comitê local era um diretor de projetos de construção.
"O COI adotou uma postura de 'mãos na massa', o que é sem precedentes (na história da instituição), mas não há plano B. Nós estamos indo para o Rio", afirmou Coates.
"Acho que a situação é pior do que em Atenas (em 2004). Até agora, os preparativos da capital grega haviam sido os piores que eu já vi."
"Nós ficamos muito preocupados. Eles não estão prontos em muitas, muitas formas. Nós temos de fazer (esse evento) acontecer e essa é a decisão do COI. Não podemos simplesmente ignorar essa situação", acrescentou ele.
Os preparativos para a Olímpíada de Atenas, em 2004, foram marcados por seguidos atrasos, mas os locais de competição e a infraestrutura dos Jogos foram entregues dentro do prazo.
Atraso
Organizadores dos Jogos Olímpicos de Atenas foram alertados inúmeras vezes pelo COI sobre o andamento dos preparativos. Em uma determinada ocasião, o então presidente da instituição, Juan Samaranch, chegou a ameaçar de tirar a Olimpíada da cidade.
Coates afirmou que a construção nem começou em alguns locais no Rio, no que serão os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul, enquanto o cronograma de infraestrutura sofreu atrasos significativos e a a cidade possui "questões sociais que precisam ser resolvidas".
Ele acrescentou que o comitê organizador do Rio possui o mesmo número de funcionários – 600 – do que Londres (que sediou os Jogos de 2012), mas que, no entanto, não têm a mesma experiência.
"Quanto tempo levará entre os locais de competição?", questionou. "Eles estão sendo iludidos. Ninguém é capaz de dar respostas neste momento"

Passageiro a bordo de avião flagra eclipse total do Sol visto do céu

Passageiros que estavam a bordo do voo 870 da Alaska Airlines tiveram uma visão inesquecível. A mais de 10 mil metros de altura, eles flagraram um eclipse solar total da janela da aeronave na última terça (8). O fenômeno foi registrado em um vídeo divulgado pela própria companhia.
Não pense, contudo, que os passageiros a bordo do avião tiveram apenas sorte. Muitos, na maioria astrônomos e "caçadores de eclipses", compraram um lugar no voo exatamente por causa do fenômeno. Isso porque a companhia programou o trajeto da aeronave exatamente para passar por um dos pontos onde o eclipse solar seria observado.
Tudo começou por causa de uma ligação de Joe Rao, um astrônomo do planetário Hayden, do Museu Norte-Americano de História Natural. Cerca de um ano atrás, o cientista percebeu que o voo em questão interceptaria o caminho do eclipse solar total já descoberto para esta data. Havia só um problema: a partida da aeronave estava programada 25 minutos antes do necessário para que os passageiros pudessem flagrar o fenômeno. 

Voo atrasado de propósito

O astrônomo não desistiu. Como quem não quer nada, Rao ligou para a Alaska Airlines e perguntou se poderiam atrasar o voo. A tentativa deu certo, e a companhia mudou o horário para que os passageiros pudessem apreciar o espetáculo. Joe Rao estava no assento 32F e viu de "camarote" o incrível momento da passagem do eclipse solar pela Terra.
De fato, a notícia de que o avião seria um bom observatório correu a comunidade científica e muitos dos passageiros do voo eram astrônomos. A maioria, claro, reservou o assento da janela.
A aeronave partiu de Anchorage, no Alasca, às 14h (horário local), com destino a Honolulu, no Havaí. O eclipse foi interceptado a mais de 10 mil metros de altura, ao norte da ilha norte-americana. No vídeo, é possível observar toda a trajetória do fenômeno, do início ao fim, sobre a Terra.
Não imagine que os "caçadores de eclipse" pararão por aí: eles já fazem planos para o próximo grande evento do tipo. Em 21 agosto de 2017, um eclipse está programado para todo os Estados Unidos, algo que não ocorre desde 1918. 

Quanto mais se sabe sobre o zika, pior é o cenário, diz OMS

América Latina e do Caribe. No Brasil, Ministério da Saúde prevê expansão do surto no Sul e no Centro-Oeste.
"Quanto mais sabemos sobre o zika, pior parecem as coisas", afirmou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (22). Até agora, a circulação do vírus já foi registrada em 38 países e territórios.
"Ninguém pode prever se o vírus vai se espalhar para outras partes do mundo e provocar o aumento de casos de malformações e síndromes", disse Chan em relação à microcefalia e à síndrome Guillain-Barré, ligadas à infecção pelo zika.
Até o momento, a epidemia se concentra em países da América Latina e do Caribe. "Se ela se espalhar para além desses territórios, o mundo vai enfrentar uma crise de saúde muito severa", alertou a diretora-geral, em coletiva de imprensa em Genebra.

Brasil tem 863 casos confirmados

No Brasil, 4.268 casos de microcefalia estão sendo investigados. Houve 863 confirmações desde outubro de 2015, quando o país alertou a OMS sobre uma possível epidemia. A região mais atingida é a Nordeste, com 833 recém-nascidos com a malformação congênita.

Ciência e Saúde

Cometa fará "rasante" sobre Terra nesta terça; outro só em 150 anos

Dois cometas cruzam a vizinhança da Terra nesta segunda-feira, 21, e na terça, 22, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, a agência espacial americana. Não existe risco de colisão, mas o segundo cometa chegará bem perto do planeta, em termos astronômicos: 3,5 milhões de quilômetros.
Até hoje só foram registrados dois cometas com trajetórias mais próximas à Terra, em 1770 e em 1983. Só haverá outro cometa tão próximo dentro de 150 anos.
De acordo com o JPL, o 252P/Linear, com 230 metros de diâmetro, passou no fim da manhã desta segunda a 5,2 milhões de quilômetros da Terra. Já o cometa P/2016 BA14, descoberto em 2016, tem cerca de 115 metros de diâmetro e fará o seu "rasante" de 3,5 milhões de quilômetros nesta terça.

Gêmeos?

Os cientistas acreditaram inicialmente que os P/2016 BA14 era um asteroide, quando ele foi descoberto, no dia 22 de janeiro, pelo telescópio PanStarrs da Universidade do Havaí, em Haleakala, na ilha de Maui.
Mas outras observações feitas por pesquisadores da Universidade de Maryland (Estados Unidos) e do Observatório Lowell, usando o telescópio patrocinado pelo canal de TV a cabo Discovery, mostraram que o objeto possuía uma pálida cauda, indicando que se tratava de fato de um cometa.
Logo após a descoberta, ao estudar sua trajetória, os cientistas tiveram outra surpresa: o P/2016 BA14 tem uma órbita que se assemelha de forma incomum à do cometa 242P/Linear. Este último foi descoberto em abril de 2000, por cientistas do projeto Lincoln de Pesquisa sobre Asteroides Próximos à Terra (Linear, na sigla em inglês) do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT).
A aparente coincidência, segundo os cientistas, pode ser uma indicação de que os dois cometas sejam "gêmeos". O P/2016 BA14 tem aproximadamente a metade do tamanho do 252P/Linear e poderia ter se originado do "irmão" maior em um passado distante.
"O P/2016 BA14 é provavelmente um fragmento do 242P/Linear. Os dois podem estar relacionados porque suas órbitas são notavelmente similares", disse Paul Chodas, pesquisador do JPL em Pasadena, na Califórnia (Estados Unidos).
"Nós sabemos que os cometas são objetos relativamente frágeis, porque em 1993, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 foi descoberto, seus pedaços se desviaram para perto de Júpiter. É possível que em passagem anterior pelo Sistema Solar interno, um pedaço do 252P possa ter se despedaçado, dando origem ao BA14", disse Chodas.

10 Métodos contraceptivos para evitar a Gravidez

Existem vários métodos anticoncepcionais que ajudam a evitar a gravidez indesejada, como a pilula anticoncepcional ou o implante no braço, porém apenas a camisinha evita a gravidez e protege de doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo e, por isso, deve ser usado em todas as relações.
Antes de escolher e usar um método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para decidir qual a opção mais adequada, sendo que o melhor método é sempre o mais adequado às condições da mulher e do homem, como idade, uso de cigarro, doenças ou alergias, por exemplo.

1. Pílula anticoncepcional

Pilula anticoncepcional Pilula anticoncepcional
O anticoncepcional oral, também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez, pois possui hormônios que são semelhantes àqueles produzidos pelos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra e, por isso é um método muito eficaz e seguro.
Porém, a mulher tem de ser responsável e tomar um comprimido todos os dias sem esquecimentos para evitar a gravidez.
Os tipos de anticoncepcional oral existentes são a pílula combinada, que contém estrogênio e progestogênio, e a minipílula, que tem apenas progestogênio, que é mais comum durante a amamentação, em mulheres fumadoras ou naquelas com mais de 35 anos.
A pilula anticoncepcional pode ser adquirida de forma gratuita no posto de saúde, porém depende da marca do anticoncepcional pois algumas têm de ser compradas na farmácia. As marcas mais comuns da pilula anticoncepcional são SeleneYasminCiclo 21 e Diane 35. Além disso, existem outras marcas como Yaz, Minima, Microvlar ou Cerazette, por exemplo.

Vantagens do uso da pílula anticoncepcional

​​A pilula anticoncepcional além de ajudar a prevenir a gravidez, também pode ser usada para diminuir os sintomas de TPM, reduzir o fluxo menstrual e a dor durante a menstruação, regular o ciclo menstrual, melhorar a acne e o excesso de pelo e ajudar a evitar a doença inflamatória pélvica, cistos ou câncer do ovário.

Efeitos colaterais do uso da pilula anticoncepcional

Os efeitos colaterais do uso da pilula normalmente só ocorrem nos primeiros 3 meses de uso e, geralmente desaparecem, sendo os mais comuns náuseas, dor nas mamas, pequenas perdas de sangue fora da menstruação, diminuição do fluxo de sangue ou sintomas de depressão.
Normalmente, o anticoncepcional oral não engorda, mas nos primeiros meses de uso pode provocar acúmulo de líquidos ou aumento do apetite, pelo que a mulher deve controlar os alimentos ingeridos para evitar aumentar de peso.

Como tomar a pilula anticoncepcional corretamente

Na maioria dos casos tem de se tomar 1 comprimido por dia, sempre no mesmo horário, durante 21 dias até ao final da cartela e quando terminar fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer e no 8º dia, iniciar uma nova cartela. Se é este o seu método anticoncepcional 

. Implante anticoncepcional

Implante anticoncepcionalImplante anticoncepcional
O implante anticoncepcional, como o Implanon ou Organon, é um método que ajuda a prevenir a gravidez através de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço, embaixo da pele, pelo ginecologista e que liberta hormônios para o sangue de forma lenta, impedindo a ovulação e dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.
Este dispositivo pode permanecer no braço da mulher até 3 anos, porém só pode ser colocado e tirado pelo ginecologista e, depois de remover a fertilidade volta ao normal após 1 mês.

Vantagens do uso do implante

Este método além de evitar a gravidez pode ser usado para diminuir a dor abdominal causada pela menstruação.
Além disso, o implante não interfere com o contato íntimo, nem com a amamentação e, é um excelente método para mulheres que se esquecem com frequência de tomar o comprimido, têm doenças mentais ou problemas gastrointestinais.

Quando e como colocar o implante

O implante tem de ser colocado no hospital pelo ginecologista até aos 7 primeiros dias do ciclo menstrual, ou em qualquer momento do ciclo caso se tenha certeza que a mulher não está grávida.
No entanto, para colocar e tirar o implante é necessário fazer uma pequena cirurgia com anestesia local que é aplicada no braço, sendo normal nos primeiros 3 dias depois da intervenção ter dor ou ficar com uma pequena mancha roxa. 

3. Dispositivo intrauterino (DIU)

DIUDIU
O dispositivo intrauterino, conhecido por DIU, é um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia.
Esta técnica anticoncepcional é muito eficaz e não causa desconforto, impedindo a gravidez por ação do cobre ou libertação de hormônios que dificultam a fecundação. Este método não interfere no ato sexual e é um bom método para quem esquece de tomar o comprimido todos os dias e à mesma hora.

Principais efeitos colaterais do DIU

O uso de dispositivo uterino pode causar dor durante alguns dias depois da colocação e pequenas perdas de sangue nos meses seguintes, porém há maiores chances de desenvolver infecções vaginais e anemia pelo aumento da perda sanguínea e por isso, a decisão de colocar o DIU tem de ser falada com o médico. 

4. Camisinha masculina e feminina

Preservativo feminino e masculino Preservativo feminino e masculino
O preservativo é um método anticoncepcional excelente para evitar a gravidez, além de ser o único método que protege do contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids ou sífilis.
Porém, para ser eficaz é necessário colocar a camisinha corretamente antes de cada contato intimo, impedindo o contato direto entre o pênis e a vagina, evitando que os espermatozoides chegam ao útero.

Desvantagens do uso de camisinha

O preservativo é na maioria dos casos constituído por látex e alguns homens ou mulheres têm alergia a esta substância e, em alguns casos pode rasgar, sair ou no caso do preservativo masculino ficar dentro da vagina, havendo chances de engravidar. Para usar o preservativo do jeito certo, 

5. Diafragma vaginal

DiafragmaDiafragma
O diafragma é um método contraceptivo de borracha em forma de anel que impede a entrada dos espermatozoides no útero, evitando a fecundação do óvulo.
Para ser eficaz o dispositivo deve ser colocado cerca de 30 minutos antes do contato intimo e retirado 12 horas após a relação, devendo ser repetida todas as vezes que tiver contato intimo, caso contrário não é eficaz.
O diafragma pode ser usado várias vezes durante cerca de 2 anos e, por isso, depois de usar deve-se lavar e guardar num local limpo.

Desvantagens do diafragma vaginal

Este método não deve ser utilizado durante a gravidez e o tamanho pode mudar com aumento de peso ou após a gravidez, por exemplo, por isso deve-se consultar o ginecologista para verificar qual o tamanho que se ajusta melhor à medida do colo do útero.

6. Anel vaginal

Anel vaginalAnel vaginal
O anel é um dispositivo de borracha que é introduzido na vagina pela mulher e a sua colocação é semelhante à introdução de um absorventes interno.
A mulher deve permanecer com o anel durante 3 semanas e depois deve retirar e fazer uma pausa de 7 dias para a menstruação descer, voltando a colocar um anel novo.

7. Anticoncepcional injetável

Anticoncepcional injetávelAnticoncepcional injetável
A injeção anticoncepcional, como Depo-Provera, deve ser aplicada no músculo do braço ou perna 1 vez por mês ou de 3 em 3 meses por um enfermeiro no posto de saúde.
A injeção vai libertando lentamente hormônios que impedem a ovulação, porém o seu uso prolongado pode provocar atraso na fertilidade, aumento do apetite, o que pode conduzir ao aumento de peso, além de dores de cabeça, acne e queda de cabelo, por exemplo. É um ótimo método para mulheres com doença mental, com tuberculose ou epilepsia que não podem tomar comprimidos anticoncepcionais ou têm muitas infecções vaginais e não podem usar anel ou diu.

8. Espermicida

EspermicidaEspermicida
O espermicida é uma substância que pode ser em gel, creme ou comprimido, que deve ser introduzido na vagina antes do contato intimo para causar a morte dos espermatozoides quando contatam com a vagina da mulher, evitando a gravidez.
Porém, o espermicida deve ser usado em conjunto com outro método, como preservativo ou diafragma, porque é um dos métodos anticoncepcionais menos eficazes. O espermicida deve ser colocado mesmo antes de iniciar o contato intimo e, em alguns casos pode causar desconforto e irritação da vagina.

9. Laqueadura e Vasectomia

A cirurgia é um método contraceptivo definitivo, impedindo a mulher ou o homem de ter filhos para o resto da vida, por isso, na maioria dos casos este método só é utilizado depois de decidir não ter mais filhos, sendo mais frequente em mulheres ou homens com mais de 40 anos.
No caso da mulher é feita a laqueadura das trompas com anestesia geral, onde é feito um corte ou um torniquete nas trompas, que são fechadas, impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo. A esterilização definitiva da mulher exige internamento por cerca de 2 dias e, normalmente a recuperação demora cerca de 2 semanas.
Laqueadura das trompasLaqueadura das trompas
VasectomiaVasectomia
vasectomia é a cirurgia realizada no homem, com anestesia geral que demora cerca de 20 minutos, sendo feito um corte no canal por onde passam os espermatozoides dos testículos até às vesículas seminais, porém o homem embora deixe de ser fértil, continua ejaculando e não desenvolve impotência.

10. Métodos naturais

Existem outros métodos que também podem ajudar a evitar a gravidez, porém não devem ser usados individualmente porque não são totalmente eficazes e pode ocorrer gravidez. Assim, alguns métodos, podem ser:
  • Método do calendário: este método exige saber calcular o período fértil, por subtração de 11 dias ao ciclo mais longo e de 18 dias ao ciclo mais curto. Saiba como calcular em
  • Método da Temperatura: a temperatura do corpo é mais elevada após a ovulação e, para saber o momento do mês que a mulher é mais fértil deve medir a temperatura com um termômetro sempre no mesmo local;
  • Método do muco: durante o período mais fértil a mulher tem muco mais grosso, semelhante a clara de ovo, que indica que as chances de engravidar são maiores.
  • Método do coito interrompido: este método implica retirar o pênis do interior da vagina no momento em que o homem vai ejacular.
Segundo estes métodos é necessário evitar contato intimo durante o período fértil, que é quando a mulher tem maiores chances de poder engravidar e, para entender qual o perfil da mulher, geralmente são necessários 3 a 6 ciclos.

Como identificar e tratar a candidíase no homem

A candidíase é uma doença comum, e no homem pode provocar coceira, dor e vermelhidão no pênis, mas em alguns casos pode não causar nenhum sintoma evidente. Essa doença tem cura e o tratamento é feito com pomadas ou remédios antifúngicos receitados pelo urologista.
A candidíase é uma infecção fúngica causada pelaCandida albicans, que afeta principalmente a boca e os órgãos genitais, e se manifesta principalmente em pessoas com o sistema imunológico fraco, que têm diabetes ou tiveram contato íntimo sem usar preservativo.

Causas da candidíase masculina

A candidíase pode ser causada por diversos fatores, mas só se manifesta no homem quando o seu sistema imunológico encontra-se enfraquecido. As principais causas de candidíase são:
  • Contato íntimo sem preservativo com um parceira(o) infectado com o fungo Candida albicans;
  • Uso frequente de antibióticos, corticoides ou antidepressivos;
  • Diabetes;
  • Má higienização do pênis;
  • Doenças que enfraquecem o sistema imune, como AIDS e lúpus;
  • Quimioterapia;
  • Alimentação rica em doces.
Além da região peniana, a candidíase pode afetar a boca, a garganta, as unhas, a pele e o couro cabeludo.

Como tratar a candidíase no homem

A candidíase tem cura e o seu tratamento no homem pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, como Fluconazol, que devem ser aplicadas diariamente por 7 a 10 dias, de acordo com a recomendação médica.
Quando o tratamento para candidíase com pomada não apresenta efeito ou em casos de candidíase recorrente, também podem ser usados antifúngicos orais como Fluconazol ou Cetoconazol, por até 14 dias.

Sintomas da candidíase no homem

Os sintomas da candidíase no homem estão relacionados com a infecção do pênis e incluem:
  • Dor ou ardência durante o contato íntimo;
  • Coceira;
  • Vermelhidão, inchaço ou placas esbranquiçadas na glande;
  • Corrimento parecido com o sêmen.
O homem deve consultar um urologista na presença desses sintomas, e o diagnóstico é feito através da avaliação do pênis e de um exame laboratorial em que é coletada uma pequena amostra das lesões penianas para avaliar a presença do fungo.

Como previr a candidíase

É comum que a candidíase reapareça, e para prevenir a recorrência dessa doença deve-se:
  • Fazer uma dieta adequada, rica em água, frutas e legumes para fortalecer o sistema imunológico;
  • Evitar usar roupas quentes, apertadas ou molhadas;
  • Higienizar corretamente a região peniana;
  • Usar preservativo em relações íntimas.

Remédio caseiro para candidíase

Um remédio caseiro muito eficaz, barato e sem efeitos colaterais para curar a candidíase é o iogurte natural, que também pode ser usado como remédio caseiro para candidíase na gravidez pois não prejudica o bebê. Uma outra opção é tomar o chá de uva-ursina.
Além disso uma ótima estratégia é introduzir 1 cápsula de lactobacillus acidophilus, na vagina à noite, antes de dormir, durante 14 dias. Este remédio natural ajuda a repor a flora vaginal, controlando o aparecimento de fungos. Também pode ingerir 1 cápsula de suplemento de Lactobacillus acidophilus às refeições por 1 mês, sendo este um ótimo remédio caseiro para candidíase na boca.
Chá de uva-ursina para candidíase masculina

Remédio caseiro para candidíase feminina

Um ótimo remédio caseiro para candidíase na mulher é introduzir o iogurte natural na vagina. O iogurte irá diminuir a acidez da vagina, travando o crescimento das bactérias que preferem um ambiente mais ácido para se desenvolver. Esse remédio caseiro também pode ser utilizado por homens, mas pode ser desconfortável permanecer com a cueca molhada durante o dia.
Ingredientes
  • 1 embalagem de 125 g de iogurte natural
  • 1 seringa sem agulha ou 1 absorvente interno
Modo de preparo
Introduza o iogurte no interior da vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha), 2 vezes por dia, durante 3 dias. Use um absorvente para evitar que a calcinha fique molhada.
Uma outra forma prática de utilizar o iogurte como remédio para candidíase é mergulhar um absorvente interno no potinho de iogurte natural, em temperatura ambiente, e introduzi-lo na vagina, deixando-o atuar por, pelo menos, 3 horas.
Retire o iogurte da geladeira com alguma antecedência, para que a temperatura fria não cause incômodo.
iogurte natural para candidíase feminina

Remédio caseiro para candidíase masculina

O chá de uva-ursina é um ótimo remédio caseiro para candidíase peniana porque diminuir a reprodução da levedura Candida Albicans, que é o micro-organismo causador da candidíase. No entanto, este chá também pode ser utilizando para o tratamento em mulheres.
​Ingredientes
  • 1 xícara de água quente
  • 2 colheres (de chá) de folhas de uva-ursina
Modo de preparo
Verter a água quente sobre as folhas e deixar repousar por 5 minutos. Quando amornar, coar e beber a seguir. É recomendado beber este chá 3 vezes por dia.

Remédio caseiro para candidíase na boca

O chá de poejo é ótimo para tratar a candidíase oral porque ossui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e, por isso, pode auxiliar no combate à doença.
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de flores ou folhas de poejo
  • 1 xícara de água
Modo de preparo
Picar as folhas ou flores de poejo, colocá-las numa xícara e cobrir com a água fervente. Abafe por 15 minutos e coe a seguir. Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

Remédio caseiro para candidíase intestinal

A infusão de Pau D'Arco para candidíase intestinal facilita o trânsito intestinal e possui propriedade antifúngica que elimina o excesso de bactérias no intestino, facilitando o tratamento da candidíase.
Ingredientes
2 colheres (de sopa) de cascas de Pau D'Arco
1 litro de água fervente
Modo de preparo
Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
Uma outra possibilidade é tomar água de alho porque possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que impedem o desenvolvimento de bactérias e fungos, responsáveis pela candidíase intestinal. Basta colocar 5 dentes de alho de molho num copo de água durante 6 horas e tomar a seguir, somente a água.

Como saber quando é o Período fértil


​É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.
Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, para saber quando deve ter contato íntimo porque assim há um aumento das chances de gravidez.
As mulheres que não desejam engravidar devem optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do período fértil. 

Sintomas de período fértil

O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. São eles:
  • Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
  • Acne - espinhas: é um dos sinais que mais facilmente é percebido para a maioria das mulheres porque a pele fica um pouco mais oleosa e podem surgir pequenas espinhas e cravos, mesmo após a adolescência.
  • Ligeiro aumento da temperatura: ocorre porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC , que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
  • Dor no baixo ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
  • Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres ficam com o humor instável e isso pode indicar sintomas do período fértil.
  • Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação e, os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.
    As mulheres que estão tentando engravidar mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, pode optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia.

Antidepressivo natural

Um ótimo antidepressivo natural é o uso de algumas ervas combinadas entre si pois elas contém propriedades que ajudam a combater o estado depressivo e a ansiedade.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de folhas de maracujá
  • 1/2 colher de sopa de flores de camomila
  • 1/2 colher de sopa de folhas de limão
  • 1 xícara de água fervente
  • 1/3 de xícara de suco de uva natural
  • 1/3 de suco de maçã natural 
  • 1/3 de suco de maracujá natural

Modo de preparo

Coloque os 3 primeiros ingredientes numa xícara e tape. Deixe repousar por cerca de 15 a 20 minutos, e depois coe. A este chá acrescente os outros ingredientes, adoce à gosto e misture muito bem. Beba 3 copos deste suco por dia. Os ingredientes deste suco possuem propriedades calmantes e por isso ele é indicado somente para indivíduos diagnosticados com depressão ansiosa.

Sexo pode ser o melhor Antidepressivo Natural

O sexo pode funcionar como um antidepressivo natural, pois as alterações químicas que acontecem no cérebro durante e após o contato íntimo podem ajudar a melhorar o humor, aumentar a líbido e a confiança, diminuindo os efeitos da depressão.
O contato íntimo produz alterações químicas cerebrais que melhoram o humor devido a liberação de testosterona, estrogênio, serotonina e prostaglandinas na corrente sanguínea, hormônios que regulam as funções do corpo e a capacidade de lidar com o estresse. Assim, uma vida sexualmente ativa pode ajudar a manter os níveis hormonais adequados, o que vai ajudar no tratamento da depressão.

Dicas para manter uma vida sexual ativa enquanto está com depressão

Manter uma vida sexual ativa enquanto está com depressão pode ser um desafio, pois esta doença acaba com a líbido e desejo sexual mas, isto com dedicação e acompanhamento médico pode conseguir manter uma vida sexual ativa que vai contribuir para as suas melhoras. Assim, existem algumas dicas que podem ajudar a manter uma vida sexual ativa enquanto luta contra esta doença, como:

1. Entender o que mais gosta no sexo e explorar outros horizontes

Conseguir entender o que mais o atrai no contato íntimo com o seu parceiro é uma boa forma de começar a contornar a falta de desejo sexual. Muitas vezes, apenas de ideia de manter um contato sexual pode parecer demasiado cansativa e custosa, sendo por isso importante focar o contato íntimo nos seus gostos e interesses. Além disso, experimentar outras formas de fazer sexo também pode ajudar, pois podem ser encontradas outras formas que aumentam o prazer e facilitam a chegada ao orgasmo.

2. Conversar com o seu parceiro

Conversar com o seu parceiro sobre como se sente e sobre a sua falta de desejo sexual pode ser de grande ajuda, pois desse modo ambos podem assim começar a combater esta falta de desejo de outras maneiras, reduzindo também a ansiedade e medo que pode existir em relação a este assunto.

3. Não esperar por apenas quando tem vontade

Sexo apenas é bom quando se tem vontade, porém, se está passando por uma depressão, essa vontade parece nunca surgir ou o momento parece nunca ser o ideal. Assim, é importante que não evite constantemente o seu parceiro ou parceira, fazendo de vez em quando um esforço para que o momento surja.

4. Focar no tratamento da doença

É importante focar no tratamento da doença e não no sexo e na falta de desejo sexual, pois esta falta de desejo pode causar insegurança, medo e ansiedade, prejudicando o seu relacionamento e podendo mesmo agravar a doença.
A relação que existe entre o sexo e a depressão pode ser complicada, pois enquanto que por um lado o contato íntimo estimula a produção de hormônios, melhorando o humor, autoestima e atenuando os restantes efeitos da depressão, por outro lado, a depressão é uma doença que acaba com a libido e o desejo sexual e que rouba a segurança e confiança. Assim, para que possa ultrapassar a sua depressão com maior facilidade, é importante que mantenha uma relação intima ativa e saudável com o seu parceiro e é importante não focar apenas na falta de desejo sexual mas também no tratamento da da doença, que deve ser indicado e acompanhado por um psiquiatra.
Além disso, para contribuir para um melhor controle das alterações hormonais, deve também buscar ter uma boa alimentação e horas de sono regulares e deve tentar praticar uma atividade física para combater o cansaço físico e mental associados a esta doença. Veja outras dicas que podem ajudar a a ultrapassar a depressão em

Conheça os 7 sinais que podem indicar depressão

A depressão é uma doença que gera sintomas como choro fácil, falta de energia e alterações no peso por exemplo, podendo ser difícil de ser identificada pelo paciente, porque os sintomas podem estar presentes noutras doenças ou serem apenas sinais de tristeza sem se tratar de uma doença com necessidade de tratamento específico.
Porém, a depressão provoca sintomas que estão presente por mais de 2 semanas e é uma doença que no caso de não se fazer tratamento vai piorando, podendo em casos graves, levar ao suicídio.
  1. Tristeza excessiva;
  2. Falta de energia;
  3. Irritabilidade fácil ou apatia;
  4. Mal-estar geral, principalmente aperto no tórax;
  5. Alterações no apetite, que pode levar ao aumento ou perda de apetite;
  6. Alterações do sono, como insônia ou muito sono;
  7. Perda de interesse por atividades que eram interessantes.
Geralmente, estes sinais de depressão surgem durante períodos de grandes alterações na vida dos indivíduos, como adolescência, gravidez ou perda de alguém próximo.

Sintomas físicos de depressão

Geralmente, os sintomas físicos de depressão incluem choro constante, exagerado para a causa, dor de cabeça constante, que surge logo no inicio do dia, dores em todo o corpo mesmo depois de descansar, prisão de ventre, aperto no peito, que causa a sensação de bolo na garganta e falta de ar.
Além disso, pode ocorrer fraqueza, principalmente nas pernas, diminuição da líbido, aumento da vontade de comer, que pode levar ao aumento de peso ou perda de peso. Também pode ocorrer alterações nos padrões de sono, podendo levar a mais sonolência ou dificuldade dem dormir, o que potencia a irritabilidade.

Sintomas psicológicos da depressão

Os principais sintomas psicológicos da depressão incluem baixa auto-estima, manifestada por sentimentos de inutilidade, de culta e incapacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia.
A tristeza profunda pode causar dificuldade de concentração e tomar decisões, o que prejudica o trabalho e a aprendizagem na escola.
Estes sintomas podem ser difíceis de identificar e, por isso, o indivíduo deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

Diferença entre o cérebro normal e com depressão

Através de uma tomografia computadorizada que é um exame recomendado pelo psiquiatra é possível observar que o cérebro de uma pessoa com depressão apresenta menor atividade.
Conheça os 7 sinais que podem indicar depressão

Como tirar o sono durante o dia

Para tirar o sono durante o dia deve-se investir numa alimentação leve, de 3 em 3 horas, e sempre respeitar o horário de ir dormir. Assim, o organismo habitua-se à liberação de hormônios na corrente sanguínea garantindo um bom estado de alerta durante o dia.
Tomar medicamentos ou consumir alimentos ricos em cafeína e estimulantes, como a coca-cola e o café, também são outras formas de tirar o sono, mas quando o efeito passa, o indivíduo pode sentir ainda mais sono e mais cansado que antes.

Dicas para tirar o sono durante o dia

Algumas dicas úteis para combater o sono durante o dia são:
  • Tomar uma xícara de café forte ao acordar e depois do almoço;
  • Alimentar-se bem, evitando os pratos muito pesados, que necessitam de mais tempo de digestão e geram sonolência,
  • Fazer algum tipo de atividade física, pelo menos 3 vezes por semana;
  • Ir dormir sempre no mesmo horário, tendo um sono de qualidade, isto é, dormindo aproximadamente 8 horas seguidas num local confortável,
  • Não fumar e não consumir bebidas alcoólicas durante o dia também garantem mais disposição e menos sono durante o dia, e
  • Para favorecer o sono durante à noite, pode-se tomar 1 copo de vinho tinto antes de ir dormir.
Médicos alertam que indivíduos que sentem muito sono durante o dia, mesmo dormindo bem durante a noite, devem ser consultados por um médico, pois podem estar doente. Anemia, hipotireoidismo e narcolepsia são algumas doenças que geram muito sono durante o dia e necessitam de tratamento.