autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DESCOBRINDO O PRAZER DE SER MULHER







Você gosta de ser mulher? Lembro-me bem do impacto que esta pergunta teve em mim, quando ao final de uma tarde com diversas adolescentes de 11 a 13 anos - conversando sobre menstruação, hormônios e emoções - uma das meninas lançou esta questão que tocou bem no fundo do meu ser. Segundos depois disso, parece que toda a minha jornada como mulher passou em frente dos meus olhos. Eu sabia a resposta. E eu mesma parecia espantada com ela.
Mas ao invés de revelar a resposta, escolhi devolver a pergunta à menina, questionando o que ela achava que eu iria responder. Nos minutos que antecederam este momento, as garotas compartilharam as suas impressões sobre o assunto, suas experiências e as das suas mães, irmãs e amigas. O que eu ouvia era um festival de reclamações: "menstruar é muito ruim e incômodo", "mulher trabalha fora e depois ainda também tem que fazer tudo em casa", "mulher sofre com violência e desrespeito", "as mudanças de humor nos deixam (e aos outros) loucas", etc.
Também ouvi que existem muitas coisas divertidas em ser mulher, como o gosto por roupas, acessórios, maquiagem e esmaltes. Mas o que mais me marcou foi o fato de que muitas delas, se pudessem escolher, não seriam mulheres. Não me espantei. Eu entendia perfeitamente seus pontos de vista. Eu sofri muito com minha menstruação e meus rompantes de humor, eu senti na pele a recriminação pela minha forma de expressar minhas emoções e o desrespeito de colegas no ambiente de trabalho sobre minhas capacidades, assim como testemunhei ao meu redor a violência verbal, física e sexual, além dos desafios enfrentados pelas mulheres que têm uma jornada dupla de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário