autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Falando do frio

Até quando o Brasil ficará frio? O calor vai voltar?

Foram três semanas de calor muito acima do normal para abril, até que finalmente uma enorme e poderosa massa de ar frio polar conseguisse avançar sobre a América do Sul, causando intenso resfriamento. O frio desta massa polar é tão forte que foi capaz de fazer nevar em áreas do centro da Argentina, onde normalmente nem é comum nevar no inverno.
Depois do abril mais calorento em pelo menos 50 anos, em muitas áreas do Brasil, o mês termina imerso no frio desta enorme massa de ar polar, com capacidade para produzir outros recordes nos últimos dias de abril, só que de frio. A queda de neve na região serrana de Santa Catarina verificada em 27 de abril não é comum.
Além da força da pressão desta massa de ar polar, o que a tornou muito mais especial foi o fato de ter se deslocado em grande parte pelo interior do continente, sobre o território argentino e tendo pouco contanto com a umidade oceânica. Isto fez com que o ar polar chegasse ao norte da Argentina preservando as características secas e muito frias originais, quando saiu da Antártica.
O centro de uma massa polar é sua região mais fria. Ao fazer este caminho continental, este centro polar chegou ao Brasil com maior potencial de frio. O fato de o centro polar ter chegado ao norte da Argentina facilitou a entrada deste ar polar com muita força não apenas sobre o Sul do Brasil, mas possibilitou a entrada do frio intenso sobre Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil.
O frio mais intenso sobre o Brasil provocado por esta grande massa polar ocorre na madrugada de 28 de abril de 2016. A tarde do dia 28 ainda será muito fria no centro-sul do país e o ar polar refresca o sul do Tocantins, o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. O dia 29 de abril ainda será frio, mas não como o dia 28. O ar polar ainda será sentido de maneira fraca entre o Tocantins, o sul da Bahia, Minas Gerais e o Espírito Santo.
Embora muito forte e extensa, o frio desta massa polar não chega com a mesma força em todos os lugares. Quem está mais próximo do centro da massa polar sente o ar frio com mais intensidade e de forma mais prolongada.
A temperatura tem chegado á zero grau na região serrana, desde o primeiro de junho, esse frio tem sido intenso e preocupado muito.