autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Gravidez na Adolescência »

Dados recentemente publicados pelo Ministério da Saúde merecem destaque: o número de partos realizados na rede pública de saúde em adolescentes brasileiras de 10 a 19 anos diminuiu 30% na última década. No sul, sudeste e centro oeste essa redução ultrapassou 35%. De acordo com o Ministério, essa queda nas taxas de gravidez na adolescência no Brasil deve-se principalmente, ao acesso as políticas de prevenção e orientação sexual.  É bem verdade que essa redução acompanha uma tendência mundial que é a diminuição da taxa geral de nascimentos por mulher, mas ainda assim temos um longo caminho a percorrer quando se trata de adolescentes.
Do meu ponto de vista, não exatamente é o início da vida sexual o que mais preocupa a maioria dos pais que tem filhos adolescentes, mas que tipo de conseqüências isso pode trazer,  principalmente quando o adolescente ainda não tem plena consciência da responsabilidade sobre os seus atos e seu corpo: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, abortamentos inseguros colocando em risco a vida das adolescentes…Fatos tristemente reais que apavoram os pais, só de pensar que podem acontecer com seus filhos!
Dizer que a gravidez na adolescência é sempre um problema não é verdade…cada caso é diferente e não se pode generalizar. Tem moças que, por vontade própria, casam cedo e logo querem constituir suas famílias, por exemplo. O que eu quero destacar aqui é a gravidez que acontece na adolescência de forma não planejada e indesejada, quando  a jovem tem outros objetivos na vida que não o de ser mãe naquele momento. Por isso, ai vai um recadinho especial para todos os meninos e meninas e também para os seus pais!
Pensamentos como  “isso não vai acontecer comigo” típicos da adolescência não tem efeito se você REALMENTE não se proteger! Rezar forte para isso não adianta! O certo é o rapaz usar a camisinha e a moça buscar orientação com o médico ginecologista para saber o que pode usar para se proteger antes de começar a vida sexual! Não dá para sair por ai usando pílula por conta própria sem saber como ou se pode ou não usar! Por essas e outras a camisinha é um método tão indicado não só para os adolescentes,  mas para todas as pessoas sexualmente ativas: quando usada corretamente protege ao mesmo tempo da gravidez e das DST!
Rapazes atenção! Se vocês pensam que é a responsabilidade de evitar a gravidez é só da mulher estão muito enganados!! A responsabilidade é dos dois!! Afinal, filho não se faz sozinho, não é mesmo?  Nessa situação não dá para “confiar” só na proteção do outro. Nesse ponto, os pais têm uma grande responsabilidade: a de educar e ensinar seus filhos a se cuidar!
E não é só isso: mães adolescentes tendem a abandonar mais cedo os estudos, tendem a freqüentar menos o pré natal, podem ter mais complicações durante a gravidez - como a hipertensão -  e parto, além de um risco maior de partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer.
Por isso, lembrem-se:  gravidez é coisa séria! Os filhos são fortunas em nossas vidas, mas tudo tem hora e o momento para acontecer. Ter responsabilidade e a orientação adequada pode evitar muita dor de cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário