autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 19 de junho de 2016

Peguei zika virus e e terrível estou bem mau

​​Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
Normalmente a transmissão do Zika vírus ocorre através da picada do Aedes Aegypti, mas já existem casos de pessoas que contaminaram outras através do contato sexual sem camisinha. Uma das maiores complicações desta doença ocorre quando a gestante é contaminada com o vírus, o que pode causar microcefalia, uma grave doença neurológica em seu bebê.

Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Os sintomas da Zika são semelhantes aos da Dengue, porém, o Zika vírus é mais fraco e por isso, os sintomas são mais leves e desaparecem entre 4 a 7 dias, porém é importante ir ao médico para confirmar se realmente está com Zika. Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:

1. Febre baixa

A febre baixa, que pode variar entre 37,8°C e 38,5°C ocorre porque com a entrada do vírus no organismo existe um aumento da produção de anticorpos e este aumento eleva a temperatura corporal, assim a febre não deve ser encarada como sendo algo ruim, mas se sinaliza que os anticorpos estão trabalhando para combater o agente invasor.
Como aliviar: Além dos remédios indicados pelo médico pode ser útil evitar roupas muito quentes, tomar banho levemente mornos para adequar a temperatura da pele ou colocar panos levemente frios na nuca e axilas para diminuir a temperatura corporal.

2. Manchas vermelhas na pele

Estas ocorrem por todo corpo e apresentam-se ligeiramente elevadas. Elas iniciam no rosto e depois se espalham pelo corpo e algumas vezes podem ser confundidas com o sarampo ou com a dengue, por exemplo. No posto médico, a realização da prova do laço pode diferenciar os sintomas da dengue, já que o resultado será sempre negativo em caso de Zika. Diferentemente da dengue a Zika não pode causar complicações hemorrágicas.

3. Coceira no corpo

Além das pequenas manchinhas na pele a Zika também provoca coceira na pele na maioria dos casos, no entanto a coceira tende a diminuir em 5 dias e pode ser tratada com anti-histamínicos receitados pelo médico.
Como aliviar: Tomar banhos frios também pode ajudar a aliviar a coceira. Aplicar papa de maisena ou aveia fina nas áreas mais afetadas também pode ajudar a controlar este sintoma.

4. Dor nas articulações e nos músculos

A dor causada pelo Zika afeta todos os músculos do corpo, e ocorre principalmente nas pequenas articulações das mãos e dos pés. Além disso a região pode ficar levemente inchada e avermelhada, como também ocorre em caso de artrite. A dor pode ser mais intensa quando se movimenta, estando parado dói menos.
Como aliviar: Medicamentos como o Paracetamol e Ibuprofeno são úteis para aliviar esta dor mas compressas frias também podem ajudar a desinchar as articulações, aliviando a dor e o desconforto, além disso, deve-se repousar sempre que possível.

5. Dor de cabeça

A dor de cabeça causada pelo Zika afeta principalmente a parte detrás dos olhos, a pessoa pode ter a sensação que a cabeça está latejando, mas em algumas pessoas a dor de cabeça não é muito forte.
Como aliviar: Colocar compressas de água fria na testa e tomar um chá morno de camomila podem ajudar a aliviar este desconforto.

6. Cansaço físico e mental

Com a atuação do sistema imune contra o vírus, há um maior gasto energético e consequentemente a pessoa se sente mais cansada, com dificuldade para se movimentar e se concentrar. Isso ocorre como forma de proteção para que a pessoa descanse e o corpo possa se concentrar em combater o vírus.
Como aliviar: Deve-se descansar o máximo possível, beber bastante água para facilitar a eliminação do vírus e avaliar a possibilidade de não frequentar a escola ou o trabalho.

7. Vermelhidão e sensibilidade nos olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário