autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Causas de dores de cabeça, cansaço e tonturas

A sensação incômoda de dor de cabeça repentina, cansaço e tontura pode acontecer com qualquer um de nós em quaisquer fases da vida. Esses sintomas se relacionam com uma série de diagnósticos, dos mais simples aos mais complexos. Podem ser causados por estresse acumulado devido aos afazeres do cotidiano ou até por doenças crônicas ou de longo prazo, como é o caso da anemia. É importante ressaltar que cada caso pode ter características diferentes. Vale observar a intensidade das dores e o tempo com que as crises se manifestam. São indicativos da necessidade de procurar ajuda médica.

Sentir certa dose de cansaço no dia a dia é comum. Geralmente, é uma resposta do nosso organismo aos trabalhos intensos a que estamos submetidos no cotidiano. Em outras palavras, o estresse pode trazer complicações como certa dor de cabeça de intensidade variável e, eventualmente, tonturas. O corpo cansado é outro sintoma que pode ocorrer em crises de estresse. Antes de mais nada, para dar a volta por cima é preciso repouso adequado, já que o corpo cansado apenas aumenta a crise. Descanso e ao menos oito horas diárias de sono são necessários para fazer o organismo voltar ao normal. Beber bastante água e fazer refeições balanceadas ajudam. E, por fim, evite cafeína.

Fadiga crônica


Quando descansar não adianta para resolver as tonturas, a dor de cabeça e o cansaço, um dos diagnósticos pode ser fadiga crônica. Nesses casos, nem o repouso adequado ajuda. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a fadiga crônica como doença do sistema nervoso, mas a verdade é que não se sabe exatamente a origem dessa síndrome. Para piorar, não há forma de detectá-la em testes laboratoriais. Geralmente, além dos sintomas acima, a fadiga acarreta em perda de memória e visão ligeiramente embaçada. Para a controlar a doença, é possível realizar mudanças de hábitos, dieta equilibrada e exercícios físicos regulares.

Hipoglicemia


A hipoglicemia é a condição em que nosso organismo apresenta baixas taxas de glicose no sangue. O distúrbio produz uma série de sintomas e efeitos. Os mais comuns são a sensação de cansaço, dores de cabeça e mal-estar. Em casos mais agudos, o paciente pode até apresentar quadros de constantes convulsões. A hipoglicemia está geralmente associada com o tratamento do diabetes e é causada principalmente quando nosso metabolismo é induzido a produzir insulina em excesso. Mas ela também pode ser causada quando o paciente recebe muita insulina por meio de terapia ou mesmo por meio de medicamentos. Quadros de hipoglicemia devem ser tratados com urgência.

Anemia


O cansaço recorrente, acompanhado por dores de cabeça e tonturas constantes, pode estar relacionado com anemia. A doença é causada pela diminuição da taxa de hemoglobina no sistema sanguíneo. A hemoglobina nada mais é do que a proteína que carrega moléculas de oxigênio para as células do corpo humano. É provocada pela falta de ferro, ácido fólico e vitamina do tipo B12 em nosso organismo, todas elas essenciais para uma boa saúde. Para tratar da anemia é preciso investir em uma alimentação saudável e balanceada. Casos mais graves exigem cuidados médicos, remédios específicos e até transfusão de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário