autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Perigos e efeitos colaterais das tatuagens


Função

Antes de saber os efeitos que as tatuagens podem causar na sua pele e corpo, você deve saber como as tatuagens foram criadas. O tatuador usará uma máquina para tatuagem elétrica que utiliza várias agulhas pequenas descartáveis para injetar tinta na derme, a camada intermediária da pele. Diferente da epiderme (primeira camada da pela), a derme não descasca, então a tinta ficará permanentemente. Por isso as tatuagens são tão difíceis de serem removidas.

Aviso

Tatuagens podem causar problemas de pele como granulomas (caroços vermelhos causados por inflamação) e queloides, e podem provocar reações alérgicas, fazendo a pele coçar e se abrir. Essas reações alérgicas podem ocorrer sem aviso, anos após a tatuagem ser feita. Fazer uma tatuagem também coloca você em risco de pegar doenças como AIDS, tétano, hepatites B e C (embora você possa reduzir o risco selecionando um bom estúdio de tatuagem). Além desses problemas de saúde, tatuagens podem causar uma confusão em um consultório médico. Não tatue por cima de uma mancha, pois isso torna mais difícil saber se há um crescimento cancerígeno. Se você fizer uma ressonância magnética em uma parte tatuada do corpo, é possível sentir inchaço ou ardência, embora esses efeitos não sejam permanentes.

Prevenção/solução

Você pode reduzir significativamente o risco de contrair uma doença ou desenvolver uma infecção na pele indo em um estúdio de tatuagem que siga os procedimentos de esterilização apropriados. Cheque se o estúdio é licenciado pelo departamento de saúde local ou estadual. Além disso, pergunte se o estabelecimento usa agulhas e tubos descartáveis e se joga fora pigmentos e bandejas utilizadas. Um estúdio de tatuagem deve ter um autoclave (uma máquina que esteriliza ferramentas não descartáveis), e superfícies, como mesas, devem ser limpas com desinfetante. O tatuador deve lavar as mãos com sabão antibactericida e usar luvas de látex. Após fazer a tatuagem, o tatuador deve dar uma lista de instruções sobre como cuidar dela. Siga essas instruções para evitar infecção ou perda de cor.

Considerações

Mesmo que você não tenha efeitos colaterais, uma tatuagem será parte permanente do corpo. Se você se cansar dela, terá que passar por um processo de remoção muito caro e doloroso, e que também pode deixar cicatrizes onde a tatuagem ficava. Mudanças na aparência também podem modificar a tatuagem. Se você ganhar peso, estrias podem arruinar o desenho. Mulheres que pretendem engravidar devem evitar tatuar áreas como a barriga ou seios.

Potencial

Se quiser uma tatuagem agora mas não para sempre, há uma luz no fim do túnel. Cientistas desenvolveram tintas biodegradáveis de tatuagem que são mais fáceis de serem removidas do que as tradicionais. A Infinitink fica dentro de uma bolha minúscula de plástico. Quando um laser de remoção de tatuagens atinge a bolha, ela explode espalhando a tinta e eliminando a necessidade de várias sessões de tratamento para remoção. Entretanto, a Infinitink é mais cara do que a tinta tradicional e, portanto, não é muito usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário