autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

segunda-feira, 21 de março de 2016

Usando a calêndula para tratar picadas de insetos

Não é muito difícil de, vez por outra, qualquer pessoa acabar sendo vítima da picada de algum inseto peçonhento. Seja em casa, na fazenda, no sítio, na casa de praia ou em qualquer outro lugar, os escorpiões, aranhas, mosquitos entre outros que integram o grupo de animais com algum tipo de veneno e a capacidade de injetá-lo em sua presa, são capazes de provocar em alguém uma incômoda e dolorosa picada.
Algumas vezes, ser alvo do ferrão de um desses bichos pode causar dor e inchaço na área afetada, além de coceira e uma sensação bastante incômoda. E tais sintomas podem ainda ser piores se a vítima tiver alto grau de alergia a picadas.

Propriedades medicinais da calêndula para tratar picadas de insetos

Nesses casos das incômodas picadas de insetos, a calêndula é uma planta cujas propriedades medicinais acabam por aliviar os sintomas causados pelos ferrões dos animais peçonhentos. A mesma é dotada de ação anti-inflamatória, antibiótica, cicatrizante e antisséptica.
Inseto picando pessoa
Inseto picando pessoa
Em decorrência dessas propriedades, a calêndula pode atuar neutralizando o progresso da infecção, reduzindo a inflamação e, por consequência, minimizando o sofrimento de quem foi picado por um inseto venenoso.

Benefícios medicinais da calêndula

Além de tratar casos de picadas de insetos, este vegetal dotado de flores amarelas e bem vivas, atua ainda tratando diversos problemas, a exemplo de queimaduras solares leves, contusões, eczemas, furúnculos, grânulos e golpes causadores de lesões. Em todos esses casos, a planta atua estimulando a cicatrização e a regeneração das células.

Utilização da planta

A aplicação da calêndula deve ocorrer por meio dos capítulos florais em compressas ou lavagens na área afetada, assim como a tintura diluída em água como forma de loção para atuar em fricções ou ainda como massagem. O oleato (óleo de calêndula) também pode ser aplicado como creme ou loção para tratar as regiões afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário