autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

segunda-feira, 21 de março de 2016

Chicória: benefícios e propriedades desta planta para dietas dicas

A chicória, de nome científico cichorium intybus, é uma planta nativa da região mediterrânea e posteriormente naturalizada em diferentes regiões da América do Norte, Europa e Austrália.
Trata-se de uma planta medicinal amarga que é utilizada como substituta do café, sendo um estimulante do apetite, tônico e laxante suave. Os seus componentes principais são a inulina, glucosídeos, vitaminas e minerais.

Propriedades e benefícios

Rica em vitaminas A, B, C e, além de ser fonte de nutrientes que promovem o funcionamento adequado do intestino, a chicória é uma verdura que proporciona diversos benefícios à nossa saúde e deve estar presente em uma dieta saudável.
Devido à sua poderosa ação na regulação do intestino, esta verdura pode auxiliar na prevenção de cânceres, pois reduz os níveis de toxinas nos órgãos.
Com propriedades diuréticas, a chicória também ajuda no tratamento de infecções no trato urinário e na prevenção de pedras nos rins. Este alimento fornece apenas 18 calorias em cada 100 gramas e, por conter fibra solúvel que garante a sensação de saciedade, reduz a fome e protege o organismo do acúmulo de colesterol.
Entre as propriedades da chicória, ainda estão a sua ação laxante, sedativa suave, tônica hepática e digestiva.
Chicória: benefícios e propriedades desta planta para dietas

A chicória na dieta

As partes utilizadas da chicória são a sua raiz, folhas e flores. Confira a seguir como incluir este alimento na dieta:
  • Saladas: A melhor maneira de consumir chicória é ao natural, crua, em saladas. Ideal para manter o fígado saudável e o equilíbrio do sistema nervoso.
  • Sucos: Esta verdura também pode ser usada como ingrediente de sucos verdes e detox, apresentando ação depurativa, desintoxicante e diurética. Confira a seguir uma receita de bebida que, além de proporcionar os benefícios da chicória, também ajuda a emagrecer, pois contém o poder termogênico do gengibre:
Suco de chicória com gengibre

Ingredientes:

– 1 limão espremido;
– 1 folha de chicória;
– 1 folha de hortelã;
– 1 pitada de gengibre em pó;
– 200 ml de água.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador a chicória, a hortelã e a água, durante alguns minutos. Em seguida, acrescente os outros ingredientes. Deixe bater por mais três minutos, passe pelo coador e beba em seguida.
  • Infusão: Misture as folhas e flores da planta em uma infusão padrão e beba uma xícara três vezes ao dia. Esta bebida ajuda a melhorar a digestão.
  • Cozimento: Recomenda-se tomar de uma a duas xícaras da infusão padrão da raiz de chicória três vezes ao dia, como tônico estimulante do fígado e do sistema digestivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário