autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 22 de maio de 2016

Pré conceito

Éinegável que a maioria das pessoas possui um tipo de descriminação e preconceito. Muitas vezes praticamos atos preconceituosos até sem perceber, eles estão de várias formas contidos na sociedade: pode ser pela cor ou raça, social, intelectual, profissional, idade, sexual, religioso e tantos outros.

Mas o que é preconceito?
Preconceito (prefixo pré e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente

Também podemos dizer que o preconceito é o tipo de pensamento que leva a atitudes inflexíveis, esquivas de opiniões, ponto de vista e comportamentos de forma ignorante, radical e intransigente em relação a tudo que é  desconhecido e "anormal".

Quando a sociedade discorda da essência e condutas de algumas pessoas ou grupo, ou até mesmo quando se sente mal por conviver com elas por serem supostamente imorais ou inferiores, surge um problema chamado preconceito.

O preconceituoso, não aceita e nem se interessa em entender posições, conceitos e suas razões. Prefere viver na sua ignorância a buscar entender os porque das diferenças.

O preconceituoso quando não aceita e não se justifica, costuma apelar para gozações e chacotas ou até mesmo tenta impor suas ideias, através da força, sanções e impedimentos da liberdade de expressão. Quando não, usa do autoritarismo de um grupo social doente, gerando a descriminação, a marginalização e a violência.

O que é preciso fazer?
Com que todos passem a olhar e conviver com seu semelhante ou qualquer criatura com mais respeito e humildade, sem distinção e arrogância e acima de tudo mais amor. Se for preciso batalhar a favor de uma vida plena, livre, digna e soberana na sua essência.
Lembrando sempre que somos todos iguais perante Deus.
E você é preconceituoso? 

Pensamentos
A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito.  Denis Diderot
A quantidade de preconceito que cada um de nós tem é inversamente proporcional a de inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário