autora do blog

autora  do blog
Utilidade publica

Sobre o blog

FALANDO UM POUCO DE TUDO.
DOS SONHOS, A REALIDADES, COM GRAÇA.
+ ATUALIDADES
MODA.
SAÚDE
CURIOSIDADES
NOTICIAS ATUAIS
UTILIDADE PULICA

domingo, 22 de maio de 2016

SIMBOLOGIA

Simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade.
 De acordo com Cornelius Castoriadis e Gilbert Durand, é através da representação simbólica que nos apropriamos do mundo.-Wikipédia

O ser humano desde seu aparecimento sobre a face da terra, se apegou a algo para explicar aquilo que a linguagem não expressa e que no dia-a-dia simboliza e dita regras, procedimentos,desejos, sentimentos e emoções.

A simbologia é mais um recurso que temos para identificarmos um povo, sua cultura e modo de vida.

É usada para expressar sentimentos ou interpretações de fatos e acontecimentos podendo ser mística, espiritual ou material.
Praticamente tudo que fazemos ou expressamos é por sinais. A humanidade é rica em simbologia. 

Para identificar ou expressar um sentimento, uma fé ou uma crença usamos muitos objetos e sinais tais como: foto, estatueta, bandeiras, animais, deuses, números, imagens, natureza, cores, letras, pedras, sinais(trânsito)

Quando olhamos para a bandeira de nosso pais ou olhamos para foto de alguém intimo identificamos algo que gera um sentimento.

As religiões, os místicos, o esoterismo, a astrologia, a numerologia e outras formas de crença ou filosofia de vida usam muito da simbologia para expressar uma fé, para interpretar uma idéia ou uma forma de agir.

A simbologia também é empregada para, por medo, expulsar maus espíritos, trazer fertilidade, mostrar respeito, reflexão..

É muito usada na vida pratica, funcional e operacional das pessoas, tomemos como exemplo os sinais de trânsito.

Algumas crenças ou filosófias de vida possuem símbolos que são guardados a quatro chaves e só têm conhecimento de seus significados as pessoas por elas mais graduadas.

Eis alguns símbolos usado no nosso dia a dia:


    Aliança: Simboliza o casamento, união de duas pessoas.






branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza e inocência. Também está associado ao frio e à limpeza.POMBA - Na tradição cristã, a pomba simboliza o Espírito Santo e em contos de fadas, uma mulher-amante do tipo Vênus. Na alquimia, a pomba simboliza a operação alquímica da albedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário